Vereadores estão preocupados com a violência nas escolas

O vereador Adriano Lucas Alves (PSDB) deverá propor nos próximos dias a realização de um debate sobre a violência nas escolas.

O assunto violência tem sido motivo de preocupação em vários setores da sociedade e em um local que chama bastante atenção é nas escolas. Um dos últimos requerimentos apresentados no primeiro semestre deste ano, pela bancada tucana novaodessense trata sobre esta questão.

Os vereadores Adriano Lucas Alves, José Carlos Belizário e Vagner Barilon solicitam informações das autoridades competentes sobre as medidas que serão adotadas para conter a violência nas escolas estaduais situadas no município.

Os autores se basearam em matéria jornalística publicada, no final do mês de junho, onde consta que as escolas estaduais estão sofrendo com a ação de gangues. O documento cita, que no caso mais grave, uma estudante de 15 anos foi agredida por um grupo de dez meninas na saída da escola. E há mais de três meses ela não assiste aulas.

De acordo com os pais, a motivação para as agressões está sempre associada a discussões por causa de paqueras. Disseram ainda que a aglomeração das gangues em frente das escolas ocorre nos três períodos: manhã, tarde e noite.

No requerimento, os vereadores apontam que houve um desencontro de informações entre o Conselho Tutelar e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) no caso da menina citado acima. O CMDCA disse que não recebeu denúncia formal sobre o caso, orientou a família a procurar o Conselho Tutelar e solicitar junto a Direção de Ensino em Americana a transferência da estudante. No Conselho Tutelar a família não obteve resposta para o problema.

Os vereadores lembraram que o assunto já foi abordado na Câmara, através de uma Moção de Apelo ao prefeito Manoel Samartin (PDT), aprovada no dia 11 de maio, quando pediam a recolocação de vigilantes nas escolas municipais.

Adriano Lucas Alves também já havia questionou a Administração sobre casos de bulling e síndrome de Asperger nas escolas e foi informado que não existiam caso. “Os casos existem sim. E a situação das drogas que adentram os estabelecimentos de ensino?”, questionou.

Ele defendeu a contratação urgente de vigias e a realização de campanhas de conscientização. “Essa situação caótica não pode continuar. O problema também acontece no ensino fundamental e no ensino médio”, frisou Adriano.

O presidente José Mario Moraes (PMDB) reforçou que a situação é grave e sugeriu que o vereador Adriano apresentasse um requerimento para a realização de um debate sobre o assunto.

Publicado em: 29 de julho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira