Quantidade de propositura apresentadas aumentam em 49% em período semelhante a 2008

O volume de proposituras e normas apresentadas no primeiro de 2009 em comporação com o mesmo período de 2008 registrou um aumento de 49%.

Em 24 sessões ordinárias, realizadas no primeiro semestre de 2009, os vereadores apresentaram um total de 1.026 normas e proposituras. Foram 218 indicações; 197 moções; 535 requerimentos e 46 projetos de lei, sendo que destes 19 foram aprovados, dois rejeitados, 18 estão tramitando e sete foram retirados. Também foram apresentados três projetos de resolução, dois projetos de decreto e 25 emendas.

Ainda foram realizadas duas sessões solenes, uma de posse e outra com a entrega de título de cidadão novaodessense para Paulo Skaf. E quatro reuniões de vereadores estudantes. Isso representa um aumento de 49% no volume de propostas apresentadas no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos seis primeiros meses de 2008 foram apresentadas 689 normas e proposituras, sendo 223 indicações; 116 moções; 290 requerimentos; 42 projetos de lei; três projetos de lei complementar; quatro projetos de resolução, um projeto de decreto, três projeto de emenda a LOM (Lei Orgânica do Município), um substitutivo e seis emendas.

Os líderes das bancadas analisam a situação e viram como muito positivo este resultado. O vereador Vagner Barilon (PSDB) comentou que na parte de indicações mostra um reflexo maior da participação popular, que procura o vereador e o mesmo indica ao prefeito algumas das necessidades do município. Já na parte de requerimento, que é a fiscalização e acompanhamento dos atos do Executivo, acredita que o trabalho tem sido mais efetivo. “Acho que esse resultado é muito positivo”, frisou.

O vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, esclareceu que no último ano de cada mandato o trabalho é mais desgastante, porque os vereadores também estão envolvidos com as campanhas eleitorais, o que aconteceu em 2008. “Esse ano, começamos uma nova etapa. E os vereadores de um modo geral estão desempenhando bem o seu trabalho. É uma Câmara diferenciada das anteriores, tem uma oposição mais atuante, porém sem muita briga e todos buscam resultados”, afirmou.

De acordo com Leitinho, os vereadores que compõem a base do prefeito não apresentam muitas indicações e requerimentos, pois a maioria das situações é resolvida diretamente com os encarregados de cada setor da Administração Municipal.

Para Ângelo Roberto Réstio (PMDB), o Nenê Réstio, o semestre foi muito produtivo. Na opinião dele, a Câmara está mais equilibrada nas discussões entre situação e oposição, sempre preservando o direito democrático de ambos os lados. “Trabalhamos com o único objetivo, o de sempre buscar melhor qualidade de vida para todos os novaodessenses”, disse Réstio.

Publicado em: 30 de julho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira