Guardinhas conhecem um pouco mais sobre o Poder Legislativo

Cinquenta e três estagiários da SOS visitaram as dependências da Câmara na última quarta-feira (29/07) a tarde. Eles foram recebidos no Plenário pelo presidente José Mário e pelo vereador Vagner Barilon.

Cinqüenta e três jovens do SOS (Serviço de Obras Sociais) de Nova Odessa visitaram as dependências da Câmara na tarde da última quarta-feira (29/07). O programa faz parte do treinamento desenvolvido pela entidade. Eles foram recebidos no Plenário pelo presidente José Mário Moraes (PMDB) e pelo vereador Vagner Barilon (PSDB).

Ambos usaram a palavra para dizer aos jovens a importância desta fase em suas vidas, em que estão sendo preparados para entrar no mercado de trabalho. José Mario lembrou que na época em que foi prefeito (1997-2000) alguns estagiários se sobressaíram. Citou ainda que outros, hoje, estão em posição de destaque no município, ocupam cargos de direção em órgãos públicos ou empresas. “Não percam a esperança, tenham fé em Deus, acreditem em dias melhores e lembrem-se que depende muito da dedicação de cada um de vocês”, frisou.

O presidente enfatizou que os jovens devem valorizar o treinamento, a aprendizagem e não desperdiçarem tempo neste momento. “Para nós é uma alegria que vocês estejam aqui na Câmara, um Casa de Leis e possam conhecer um pouco mais do Poder Legislativo. Parabéns a diretoria do ,

Barilon reforçou a importância do aprendizado enfatizando que “tudo que se guarda dentro da cabeça ninguém pode tirar e que a caminhada de qualificação é muito importante”.

O vereador é também diretor de Informática da entidade e comentou que é um orgulho participar da instituição, uma vez que sabe a importância que a mesma tem na vida de cada pessoa que passa por treinamento no local. “Saibam dosar, a vida não é só diversão nem só estudo. Aproveitem o momento para se qualificarem”.

Barilon citou as formas como as pessoas podem entrar na Câmara que são através de concurso público, cargo comissionado (de confiança) ou sendo eleito como representante do povo, um vereador. Falou também sobre as proposituras, ferramentas de trabalho dos parlamentares, que são as indicações, moções, requerimentos e projetos de lei. Além da função, muito importante, de fiscalizar o Poder Executivo. E por último, fez uma breve explanação sobre os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Dependências - Os jovens visitaram todas as dependências da Câmara e falaram com os outros vereadores que estavam na Casa, Gervásio de Brito (PDT), Cláudio José Schooder (PDT) e Adriano Lucas Alves (PSDB). Ao final comentaram que gostaram do que viram.

“Gostei muito, achei legal. Foram muito simpáticos. Não imaginava que era assim, pelo poder que eles (vereadores) têm, mas são humildes, nos trataram de igual para igual e em nome da SOS agradecemos a todos”, comentou Estevan Timóteo Araújo.

“Deu para saber mais sobre a Câmara, já tinha entrado no site para conhecer os vereadores e uma vez também estive aqui para saber sobre eles”, explicou Monike Marceno Ferraz. “Não sabia que era assim, não tinha noção de como era aqui dentro”, acrescentou Gabriel Gustavo Corteli. Um dia antes da visita à Câmara eles tiveram uma aula explicativa, na entidade, sobre o Poder Legislativo.

Publicado em: 31 de julho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira