Vereadores participam de discussões sobre ampliação de Viracopos

Os vereadores Gervásio de Brito e Cláudio José Schooder, ambos do PDT, participaram da discussão sobre ampliação do Aeroporto de Viracopos, esta semana em Valinhos.

Os vereadores Gervásio de Brito e Cláudio José Schooder, o Leitinho, ambos do PDT, participaram nesta quinta-feira (30) de uma reunião sobre a ampliação do Aeroporto de Viracopos e seus impactos.

O encontro foi promovido pela Comissão Metropolitana de Viracopos e ocorreu na Câmara de Valinhos. Na oportunidade os vereadores representantes de várias das 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) votaram propostas conjuntas para impedir que o aeroporto seja ampliado de acordo com o projeto original.

As propostas são diversas, entre elas estão: a impugnação via Justiça do EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente), que não prevê alternativas do desgaste ambiental e dos impactos ecológicos que vai causar; redução da área total de construção prevista em 27 milhões de metros quadrados, isso porque, entre outras coisas, nem o maior aeroporto do mundo (Miami) tem está dimensão; agendar uma audiência com o governador José Serra (PSDB) para exigir que o governo dê ampla divulgação da ampliação e seus impactos à população, através de audiências públicas nas cidades impactadas pelo projeto.

O grande problema visto pelos técnicos é o impacto ambiental, uma vez que o projeto prevê a extinção de comunidades agrícolas importantes como Friburgo (Campinas) e Helvétia (Indaituba), além da derrubada de uma importante área de cerrado (mata nativa, rica em biodiversidade), a poluição e outros.

O vereador Leitinho comentou que a sua concepção da ampliação, após a reunião, mudou muito. “O maior problema realmente é a falta de comunicação, porque assim como eu pensava e acredito que outros também imaginam este projeto não teria impactos negativos e a polêmica está justamente nisso. A população precisa ser melhor esclarecida”.

Já o vereador Gervásio disse que não é contra o desenvolvimento, apóia qualquer melhoria para o município, região ou mesmo pra o país, como é o caso, porém, tudo deve ser feito de maneira equilibrada e principalmente evitando os danos ao meio ambiente. Ele também defendeu a redução da área que estão requisitando para esta ampliação. “Se o maior aeroporto do mundo tem uma distância de 1,7 quilômetros entre uma pista e outra, porque querem que a distância entre as pistas neste seja de 3,5 quilômetros”, questionou.

Publicado em: 31 de julho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira