Vereadores aprovam projeto para sorteio de casa própria

Vereadores aprovam projeto de autoria de Ângelo Roberto Réstio (em pé) para sorteio de casa própria.

Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira (03/08) projeto de lei de autoria de Ângelo Roberto Réstio (PMDB) que altera redação de lei que dispõe sobre a implantação de núcleos habitacionais e lotes urbanizados.

A proposta apresentada e acatada por unanimidade refere-se à forma de seleção das famílias beneficiárias dos programas habitacionais concretizados no município, que a partir da publicação da lei será realizada através de sorteio.

“Esta lei dá direitos iguais para todos”, defendeu o autor. “Esta Câmara está passando por um marco divisor, esse negócio de escolherem apadrinhados e comparsas, entre quatro paredes, vai acabar”, criticou Réstio. Ele fez questão de mencionar que está proposição foi apresentadas várias vezes pelo ex-vereador Antonio Marco Pigato (PT).

O vereador Vagner Barilon (PSDB) também enfatizou a importância do projeto. “As pessoas vão concorrer de forma igual, com critérios objetivos e transparentes”, comentou. Ele disse que o próximo passo é buscar, ainda para esta lei, que a escritura saia em nome da esposa, pois no caso de uma separação o mais comum é que a mulher fique com os filhos e o que seria mais justo, com a casa.

Para Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, esta mudança também será útil para acabar com os comentários que existem que os políticos “arrumam” casas para as pessoas, que dão a entender que indicam as pessoas a serem contempladas.

Réstio defende a idéia de realizar um novo cadastro, pois o banco de dados mais recente é de 2006. Desta forma, as pessoas que não tiverem restrições em seus nomes seriam incluídas em uma lista para sorteio quando tiver um programa habitacional.

Publicado em: 04 de agosto de 2009

Publicado por: Marineuza Lira