Will apresenta moção de repúdio a profissionais da Saúde

O vereador Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will, apresentou uma Moção de Repúdio ao atendimento médico do Hospital Municipal. A manifestação está relacionada com a morte de sua mãe Leontina Dionísio da Rocha, 67 anos, no último dia 23, que segundo e

O vereador Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will, apresentou uma Moção de Repúdio ao atendimento médico do Hospital Municipal, no início da sessão desta segunda-feira (03/08). A manifestação está relacionada com a morte de sua mãe Leontina Dionísio da Rocha, 67 anos, no último dia 23, que segundo ele aconteceu sem que a senhora recebesse qualquer tipo de atendimento.

No documento consta que o fato “relata o descaso e a precariedade existentes na rede municipal de Saúde”. Cita ainda que sua mãe apresentava nítidos sintomas de infarto, permaneceu por mais de uma hora negligenciada na sala de espera do Hospital e faleceu em decorrência da falta de atendimento médico.

O vereador acrescentou que sua irmã Cleonice que estava acompanhando a mãe clamou para que a pressão arterial dela fosse verificada, mas o pedido não foi atendido. “Este não foi o primeiro caso de negligência ocorrido no setor”, comentou Will.

A Moção de Repúdio tem como objetivo manifestar a indignação do vereador e familiares e a desaprovação com o assunto, independente das medidas que serão adotadas em relação ao caso. “Não quero atingir o prefeito (Manoel Samartin – PDT) ou o secretário (Sérgio Molina), mas as pessoas que deixaram de atendê-la”.

Sindicância – Will informou que nesta segunda (03/08) protocolou um pedido na Prefeitura para que seja aberta uma Sindicância e assim apontados os responsáveis. “Sabemos que isso não vai trazer minha mãe de volta, mas tem muitas outras pessoas que vão passar por lá. Se eu não fizer nada pela minha mãe, que vereador que eu sou, o que vou fazer para os outros”, argumentou.

Alguns vereadores fizeram uso da palavra para se solidarizar com Will. Antonio José Rezende Silva (PDT), em sua fala, disse que estavam se referindo a mãe do vereador, porém todas as pessoas devem ser tratadas de forma igual e que a enfermeira errou por não ter chamado logo o médico. “Quem não tem capacidade que saia. Isso não pode ocorrer mais. O atendimento no Hospital é bom, mas este fato é grave, não pode se repetir, tem vidas em jogo”, frisou Rezende.

Ângelo Roberto Réstio (PMDB) comentou que na Sindicância não tem punição e se o vereador Will e seus familiares estiverem dispostos ele se coloca a disposição para a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) e assim apurar os fatos.

O presidente da Casa, José Mario Moraes (PMDB), solicitou que todos assinassem a Moção pela relevância do assunto.

Publicado em: 04 de agosto de 2009

Publicado por: Marineuza Lira