Senai deve assumir CTVP e situação do CRAS será debatida com prefeito

Assis das Neves Grillo, o presidente José Mario e o coordenador geral da Prefeitura José Antonio Merenda, durante debate sobre o Cras e o CTVP

O debate realizado na Câmara Municipal para buscar alternativas para a situação dos professores e cursos do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) apontou duas alternativas.

O encontro entre vereadores e autoridades responsáveis pelos centros aconteceu no plenário da Casa, na tarde desta segunda-feira (10/08) antes da sessão ordinária.

De acordo com o Coordenador de Educação, Assis das Neves Grillo, os cursos do Centro de Treinamento deverão ser geridos pelo sistema Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Ele explicou que o processo já está bastante adiantado de forma que o reinício dos trabalhos não deverá demorar.

CRAS - Grillo ainda comentou que a situação do Centro de Referência é um pouco mais complicada. “Com o fim do contrato com a Organização Social que administrava o CRAS, as aulas de artes tiveram que ser suspensas. O Centro continua aberto e funcionando, mas alguns cursos realmente estão interrompidos”, salientou.

O Coordenador Geral, José Antonio Merenda, explicou que não há possibilidade de recontratação dos profissionais dispensados com o fim dos cursos, porque a única forma de contrato pela Administração Municipal é via concurso público. “Não temos como escolher o professor que queremos, embora o trabalho realizado nas áreas de artes do CRAS fosse de excelente qualidade”.

Segundo o autor do pedido, vereador Ângelo Roberto Réstio (PMDB), o Nenê, o encontro foi bastante proveitoso, pois trouxe em público a situação real dos dois órgãos. “A transparência do processo é que dá credibilidade aos atos públicos, por isso, juntos queremos é construir um caminho para retomada das atividades encerradas”, afirmou ele.

O vereador sugeriu uma reunião com o prefeito Manoel Samartin (PDT) para definição de alternativas. O Coordenador de Educação concordou com a sugestão e ficou responsável pelo agendamento, que de acordo com ele, deverá acontecer o mais breve possível dependendo apenas da agenda do chefe do Executivo.

Publicado em: 13 de agosto de 2009

Publicado por: Renata Pavan