Cuidados com os animais é preocupação do vereador Will

O vereador Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will, está preocupado com a forma como algumas pessoas tratam seus bichos de estimação e pede aplicação de lei.

O vereador Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will, está preocupado com a forma como algumas pessoas tratam seus bichos de estimação, mas especificamente gatos e cachorros. Ele demonstra preocupação, principalmente, com os animais que pegam cria e depois os filhotes são abandonados.

Na última sessão (24/08), o vereador teve um requerimento aprovado pelos demais colegas parlamentares, onde solicita informações do prefeito Manoel Samartin (PDT) sobre a aplicação da lei, em vigor desde abril de 2004, que dispõe sobre a adoção de procedimentos necessários ao convívio dos animais no perímetro urbano.

A lei impõe aos responsáveis por cães domésticos a obrigatoriedade de adotar alguns procedimentos como: manter a vacinação em dia, limpeza das fezes defecadas pelos bichos nas ruas e logradouros públicos, utilizar guia curta, focinheira e coleira nos cães, durante passeio em vias públicas. Tem como penalidade, em um primeiro momento uma advertência escrita e posteriormente multa, no valor de R$ 100,00.

“Os munícipes reclamam principalmente das fezes nas calçadas. Mas aqui em Nova Odessa temos um problema grave com o abandono desses animais”, comentou Will. Ele sugeriu, em seu requerimento, a realização de uma campanha voltada a divulgar a lei, como forma de conscientizar as pessoas sobre a questão.

O vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, que faz parte da Associação Protetora dos Animais concordou que a situação de abandono no município é realmente grave e mais, disse ainda que enfrentam sérios problema no Canil, se superlotação. “Já estamos discutindo a possibilidade de soltar cerca de 100 animais, pois não temos espaço e os gastos da entidade são muito elevados”.

De acordo com Leitinho, a Administração tem ajudado a Associação nas campanhas de castração, também estuda a possibilidade de aumentar o repasse mensal. A entidade pretende realizar alguns eventos com o objetivo de arrecadar verbas.

O vereador Vagner Barilon comentou que a possibilidade de soltar os animais é uma situação grave. Em sua opinião, os vereadores devem se mobilizar em busca de recursos e com o intuito de trazer um Centro de Zoonoses para o município. “A situação do Canil é um caso sério, os responsáveis estão em agonia, cada vez devendo mais”, salientou Ângelo Roberto Réstio (PMDB), o Nenê Réstio.

Publicado em: 28 de agosto de 2009

Publicado por: Marineuza Lira