Vereadores estudantes debatem necessidade de álcool em gel nas escolas e rampas

A colocação de álcool em gel nas escolas e construção de rampas de acesso foram dois dos assuntos mais discutidos na reunião dos vereadores estudantes, realizada na manhã desta sexta-feira (28/08) no Plenário da Câmara de Nova Odessa. No total, 15 indicações foram apreciadas pelos 24 alunos, entre titulares e suplentes, que compareceram à quarta sessão legislativa do ano.

A vereadora estudante Angélica de Souza, da Escola Estadual Dr. Joaquim Rodrigues Azenha e o vereador Lucas Andrade de Paula, do Alexandre Bassora, pediram a implantação de recipientes contendo álcool em gel nas escolas.

O motivo é a proliferação do vírus Influeza A, causador da Gripe Suína, que tem feito vítimas fatais inclusive na cidade. O produto é um dos mais usados no combate à doença, mantendo a desinfecção das mãos, principalmente.

Angélica explicou que os professores solicitaram a colaboração dos pais para enviar o álcool. Mas, que, devido ao alto custo, muitas famílias não puderam adquirir. “A maioria dos alunos são menos favorecidos, estamos precisando da ajuda da Prefeitura antes que aconteça o pior”, comentou.

A proposta gerou muitas discussões, uma vez que os vereadores explicaram a situação em suas unidades escolares. Na Escola Estadual Dr. João Thienne e Dorti Zambelo Calil, os recipientes colocados nos banheiros foram destruídos. Em outros locais, o líquido foi utilizado para atear fogo ou jogado no chão.

Algumas escolas nem chegaram a receber o produto, por este motivo os vereadores insistiram em aprovar a solicitação, principalmente devido para as escolas municipais que abrigam as crianças mais novas.

Acessibilidade - A 1ª secretária Paloma Cardoso Alves, da Escola Estadual Dr. João Thienne assumiu os trabalhos de condução da sessão, na ausência da presidente. Partiu dela o pedido de implantação de rampas nos locais onde tem apenas escadas. “Nas quadras, salas de aula, no pátio e banheiros possuem difícil acesso a cadeirantes”, explicou.

Ela ainda salientou que o objetivo é acabar com o constrangimento a quem não pode acessar todos os pavimentos da unidade escolar. “Queremos tornar a escola um lugar de livre acesso a qualquer pessoa, seja qual for a sua deficiência”, concluiu.

O vereador Vagner Barilon (PSDB), que acompanhou os trabalhos, comentou o interesse da vereadora. “Eu sou prova viva da dificuldade de acesso que existe para portadores de necessidades especiais”, afirmou.

Ele explicou a necessidade das rampas possuírem a inclinação adequada e quais são os parâmetros exigidos na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a construção dos acessos.

Hino - Na abertura, o presidente da Câmara José Mário Moraes (PMDB) cumprimentou os presentes e solicitou a execução do Hino Nacional Brasileiro. “Não é possível um aluno sair da oitava série sem saber cantar nosso hino”, ressaltou.

Ele fez uma rápida apresentação dos trabalhos da Casa este ano e deixou um material para ser distribuído a respeito da Gripe Suína, alertas de segurança e cuidados com a internet.

Os vereadores Gervásio de Brito (PDT) e Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT) também estiveram na abertura da sessão. Eles sempre participam das reuniões, mas em função de outros compromissos, tiveram que sair ainda no começo.

Publicado em: 28 de agosto de 2009

Publicado por: Renata