Vereadores debatem segurança pública nesta segunda-feira, antes da sessão

Os trabalhos no Plenário da Câmara de Nova Odessa começam, nesta segunda-feira (31/08), com um debate convocado pelo vereador Antonio José Rezende Silva (PDT) sobre segurança pública. Para as discussões foram convidados funcionários públicos, autoridades municipais e deputados, totalizando 15 pessoas. O evento é aberto à população e terá início às 15h30.

O tema já foi abordado no início do ano, quando um encontro semelhante foi promovido pela Casa. “Entendemos que o assunto deva ser novamente discutido, especialmente em razão das informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública sobre os índices de criminalidade da nossa cidade”, explicou o autor da proposta.

Para Rezende, os dados são preocupantes, uma vez que houve um aumento expressivo do número de infrações cometidas no município de acordo com divulgação jornalística recente.

O vereador também ressaltou, em seu pedido de debate, que a Administração Municipal vem lutando para criação de uma Seccional e de sede própria para a Polícia Militar de Nova Odessa. Além disso, seis novos guardas municipais entraram para o Serviço de Guarda Municipal (Segam), em junho.  “Ainda assim, é preciso um esforço coletivo para que a cidade seja invadida por pessoas de má-índole”, afirmou Antonio Rezende.

Estatística - O número de homicídios dolosos se manteve igual: 1 em 2008 e 1 em 2009. Com relação aos furtos de objetos em geral, as estatísticas registradas no primeiro semestre do ano passado indicavam 259 casos, sendo que houve um aumento para 306 em 2009 (acréscimo de 18%).

Segundo ele, os roubos em geral também tiveram um crescimento preocupante, passando de 82 casos registrados em 2008 para 137 neste ano (67% a mais). A quantidade de furtos de veículos aumentou de 51 para 83 casos (aumento de 63%). Já os roubos de veículos aumentaram de 20 para 46 casos (aumento de 130%).

“Sabemos que o Prefeito Municipal (Manoel Samartin – PDT) vem realizando inúmeras gestões voltadas à área da segurança pública junto aos órgãos competentes e líderes políticos da região, mas nós temos obrigação de fazer a nossa parte”, terminou o vereador.

Publicado em: 28 de agosto de 2009

Publicado por: Renata