Debate esclarece dúvidas sobre o PLHIS e Programa Minha Casa, Minha Vida

O debate realizado na tarde da última segunda-feira (28/09) sobre o PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social) e o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, esclareceu muitas dúvidas dos presentes. Participaram vereadores, representantes do Poder Executivo e da empresa Objetiva de Piracicaba, que desenvolve estudos para a criação do PLHIS.

Godofredo Brazzalotto, da empresa Objetiva, fez uma explanação sobre o PLHIS. Ele comentou que o Governo Federal estabelece que para o município ter acesso ao Fundo Nacional de Habitação, precisa ter um plano, que é o que está sendo desenvolvido. A empresa está fazendo um mapeamento da cidade, para desta forma identificar as necessidades em termos de moradia. “No momento estamos trabalhando no diagnóstico, futuramente será apresentada estratégias de ações”, comentou.

O Plano vai contemplar pessoas de baixa renda, principalmente porque muitas delas têm um ônus excessivo de aluguel ou moram em casas cedidas por parentes ou conhecidos. O contrato prevê que este Plano deve ser concluído em seis meses. Os trabalhos tiveram início no dia 25 de agosto. “A empresa está fazendo um levantamento completo e tudo o que estiver ao nosso alcance, para uma redução de custo, vamos proporcionar”, comentou o coordenador geral da Prefeitura José Antonio Merenda.

Foi esclarecido também que o PLHIS não tem nenhum vínculo com o programa “Minha Casa, Minha Vida”. Este resultará na implantação de 500 a 800 casas na região do bairro Santa Luiza. Neste caso, as regras quem estabelece é o agente fiscalizador do Governo Federal, a Caixa Econômica Federal (CEF).

O vereador Vagner Barilon demonstrou preocupação com o oferecimento dos serviços públicos para as pessoas que serão instaladas neste loteamento, pelo fato de ser um grande número. Merenda comentou que estas pessoas já são atendidas no município e só vão se deslocar de uma região para outra. Na parte de Saúde e Educação já há um planejamento para atender a demanda, com ampliação do posto de saúde e mais vagas nas creches e escolas das proximidades.

Publicado em: 30 de setembro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira