Vereadores debatem a necessidade de Incentivo a Pagamentos de Tributos

Vereadores querem saber sobre a existência de estudos para reimplantação do Programa de Incentivo a Pagamento de Tributos de Nova Odessa.

A bancada do PSDB, composta pelos vereadores Adriano Lucas Alves, José Carlos Belizário e Vagner Barilon, teve requerimento aprovado onde solicita informações do Poder Executivo sobre a existência de estudos para reimplantação do Programa de Incentivo a Pagamento de Tributos de Nova Odessa.

No documento consta que em dezembro de 2007 foi publicada a lei que concedia a dedução de juros e multas dos tributos municipais, aos que aderissem ao programa. De acordo com relato, esta atitude foi de extrema importância porque atendeu uma parcela da população carente, em um momento de crise mundial, que provocou a demissão de muitos trabalhadores.

Na avaliação dos vereadores, a dedução possibilitaria o pagamento dos débitos em atraso, favorecendo os devedores e a própria Prefeitura. “Em 2007 teve, em 2008 não. A gente gostaria de saber se a Administração vai reimplantar o programa e quando isso vai acontecer, pois muitos munícipes têm nos questionado. A intenção é ajudar as pessoas que estão com dificuldades.”, comentou Belizário.

O vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, comentou que espera que o prefeito Manoel Samartin (PDT) abra novamente este programa em dezembro. Porém, ele lembrou que na época em que os vereadores aprovaram o projeto foram bastante criticados, porque as pessoas que pagam em dia não recebem nenhum tipo de benefício.

Nesta mesma linha falou o vereador Antonio José Rezende Silva (PDT). “Essa é uma questão antiga, os que pagam em dia são penalizados. O prefeito poderia criar algum incentivo, um sorteio talvez, para os bons pagadores, a exemplo do que acontece em outras cidades”, defendeu.

Publicado em: 08 de outubro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira