Vereadores aprovam alterações para pesquisa do IBGE

Os vereadores aprovaram, na última sessão, projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a divisão do município em Regiões Administrativas. O objetivo é a adequação as normas técnicas exigidas pelo IBGE.

Os vereadores aprovaram, na última sessão (13/10) projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a divisão do município em Regiões Administrativas – RA. De acordo com o projeto serão 17 regiões. O objetivo é a adequação as normas técnicas exigidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a serem utilizadas no próximo Recenseamento Geral, previsto para o exercício de 2010.

Embora a propositura tenha sido apresentada pelo Executivo, trata-se de uma sugestão do vereador Vagner Barilon (PSDB), que representa o Poder Legislativo na Comissão Municipal que acompanha as atividades do Censo 2010. Esta Comissão tem assessoria do IBGE e apoio técnico da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).

“Hoje as informações do Censo são da cidade toda. Sabem-se a população, idosos, crianças, mas não onde estão geograficamente. Alguns trabalhos têm que ser pontuais e atualmente isso não é possível, pois não dispomos de informações regionalizadas”, afirmou o vereador, que defendeu que a alteração proporcionará um melhor planejamento.

Com a mudança os resultados serão elaborados, apresentados e disponibilizados por Regiões Administrativas. Cada região será formada por bairros próximos geograficamente e de mesmo perfil populacional. Assim, será possível obter dados estatísticos setorizados sobre a população e a cidade. E desta forma, auxiliar o Poder Público na definição de novas Políticas Públicas, voltadas para a necessidade de cada região. Com isso também, será possível priorizar a instalação de novos equipamentos sociais e públicos (como creches, escolas e postos de saúde), de acordo com as necessidades.

O IBGE já divide a cidade em aproximadamente 80 setores de trabalho, áreas ainda menores do que os bairros, cada uma com cerca de 300 imóveis, mas que não respeitam necessariamente a divisão de bairros, por isso, geram estatísticas diferentes das obtidas por regiões administrativas. Um novo mapa oficial da cidade será produzido pelo IBGE para facilitar a divisão do território.

“Esse trabalho só é feito a cada 10 anos. Por isso é muito importante esta alteração que vai ocorrer agora”, defendeu Barilon. Pouco antes da votação, o vereador defendeu a importância do projeto e apresentou o mapa para alguns vereadores.

Publicado em: 16 de outubro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira