Acompanhe nossas redes sociais

Autoridades debatem ampliação de Viracopos na manhã de quarta-feira

Ângelo Roberto Réstio (PMDB) teve requerimento aprovado para realizar debate sobre os impactos da ampliação do Aeroporto de Viracopos.

O vereador Ângelo Roberto Réstio (PMDB) teve requerimento aprovado para debater os impactos da ampliação do Aeroporto de Viracopos. O encontro será nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, às 9 horas, no Plenário da Câmara de Nova Odessa.

O autor argumentou que está em estudo projeto voltado à ampliação do Aeroporto de Viracopos, este empreendimento trará inegável avanço sócio-cultural-econômico para o interior do Estado, porém, causará mudanças ambientais, como poluição atmosférica e danos sonoros.
 
Réstio é presidente da Comissão de Assuntos da Região Metropolitana de Campinas e lembra que o artigo 191 da Constituição do Estado dispõe que “o Estado e os Municípios providenciarão, com a participação da coletividade, a preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, artificial e do trabalho, atendidas as peculiaridades regionais e locais e em harmonia com o desenvolvimento social e econômico”; e o artigo 192 estabelece que: “A execução de obras, atividades, processos produtivos e empreendimentos e a exploração de recursos naturais de qualquer espécie, quer pelo setor público, quer pelo privado, serão admitidas se houver resguardo do meio ambiente ecologicamente equilibrado”.

Comentou ainda que os incisos I e IV do artigo 3º do Estatuto do Parlamento Metropolitano elenca como objetivos da associação promover a cooperação intermunicipal e intergovernamental, assessorar e cooperar com as Câmaras de Vereadores dos Municípios Associados e a implementação da medida impactará diretamente Indaiatuba.

Para debater o assunto foram convocados os servidores: Daniela Fávaro, coordenadora do Meio Ambiente e Dimas Starnini, coordenador de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Também foram convidados: o vereador Bruno Arevalo Ganem, da Câmara Municipal de Indaiatuba; Elizabeta Novak, membro da associação de moradores dos bairros do entorno de Viracopos; vereador Luiz Carlos Chiaparine, presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba; Eneida Ramalho de Paula, geógrafa e pesquisadora da PUC; Márcia Correa, da Associação Protetora da Diversidade das Espécies; Jeffer Castelo Branco, da Associação de Combate aos Poluentes; Mayla Porto, presidente do COMDEMA; Helio Shimizu, vice-presidente do COMDEMA; Dionete Santin, engenheira agrônoma, pesquisadora do NEPAN – Unicamp; Theodor Knor, comandante/piloto – representante de Valinhos; Wolfgan Krause, ambientalista, representante de Valinhos; Carmelo Campregher, assessor legislativo, representante da colônia Elvetia/Friburgo; José Ming, proprietário da fazenda estiva; Yuko Okamura, da Associação Proespe e Representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Na última sessão (13/10), foi aprovado outro requerimento para que fossem convidados também os presidentes das Câmaras da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e os representantes do Grude (Grupo de Defesa Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba).
 


Publicado em: 19 de outubro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!