Sessão dos vereadores estudantes é marcada por pedidos em conjunto

Os vereadores estudantes de Nova Odessa se reuniram para a penúltima sessão ordinária de 2009, na manhã desta sexta-feira (23/11), no Plenário da Câmara Municipal. No total foram discutidas 17 indicações dos mais diversos assuntos. O destaque da reunião ficou por conta de adendos às propostas, uma vez que muitos pedidos também eram reivindicações de mais do que uma escola.

Entre as indicações de maior repercussão, foi aprovado um pedido de estudos no sentido de inclusão das disciplinas de Educação Artística e Educação Física no currículo das escolas de Ensino Fundamental do município. A iniciativa foi da vereadora estudante Angélica Maria de Oliveira, da Emef do Jardim São Manoel, mas contou com a manifestação dos representantes das demais escolas municipais que também desejam a implantação das disciplinas.

A falta de linhas de ônibus urbanos que cruzem a cidade sem necessidade de baldeações na rodoviária também foi um assunto que gerou inúmeras interferências. Jennifer Xavier, da escola Alvina Maria Adamson, reclamou da ausência dos coletivos que façam o trajeto São Jorge/Hospital Municipal. “idosos e doentes são os mais prejudicados, tendo que pegar dois ônibus para chegar lá”, afirmou a vereadora.

Pedidos para contratação de professores de informática e acesso à Internet também foram bastante discutidos. Alguns estudantes reclamam da falta de sala de informática. Segundo a aluna Júlia Silva de Moraes Carlin, da escola Alzira Ferreira Delegá, a falta do acesso prejudica o desempenho escolar principalmente com relação ao trabalho de pesquisa.

Pontos para desacarte de pilhas e baterias foram solicitados pelas representantes da Escola Estadual Dr. João Thienne, Paloma Cardoso Alves (titular) e Karina Daiane de Souza Domingos (suplente). “É preciso que haja um fim correto para esses poluentes assim eles não prejudicam o nosso meio ambiente”, afirmou Paloma.

A última sessão ordinária da turma acontece no dia 27 de novembro também na Câmara Municipal, onde todas as reuniões são realizadas. O encerramento do programa está agendada para o dia 11 de dezembro. Os encontros dos vereadores estudantes são sempre abertos ao público.

Programa - Estão participando estudantes do ensino fundamental, de 18 escolas estaduais, municipais e particulares do município. Eles já se reuniram pela primeira vez na semana passada para realização de treinamento no plenário da Câmara. Na ocasião, foram instruídos acerca do programa e seu funcionamento durante todo o ano letivo.

O projeto “vereador estudante” foi criado em 1999, através de uma lei do então vereador Dimas Starnini, que atualmente é o Coordenador de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Abastecimento de Nova Odessa.

A ordem das reuniões dos estudantes assemelha-se a dos vereadores tanto na forma da organização quanto no jeito de discutir e votar as indicações.

Todas as proposições serão encaminhadas para a Administração Municipal pelo presidente da Casa a exemplo do que é feito normalmente com as proposituras dos parlamentares “adultos”. O objetivo é despertar o senso crítico dos estudantes, delimitado por noções claras de seus direitos, mas também de seus deveres.

Publicado em: 23 de outubro de 2009

Publicado por: Renata