Leitinho participa de mais uma campanha de castração

O vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, também membro da Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa (AAANO), participa de mais uma campanha de castração no próximo domingo, dia 1º de novembro. O trabalho será realizado durante todo o dia, a partir das 8 horas, na escola Estadual Joaquim Rodrigues Azenha, localizada no bairro Jardim São Manoel. “Esta é a 7ª campanha da Associação e continuamos com o nosso objetivo de trabalhar para que os filhotes não sejam abandonados e aumente o número de animais nas ruas”, comentou o vereador.

O atendimento será feito mediante horários pré-agendados. Os interessados podem fazer a inscrição no endereço Rua Aristides Bassora, 356, ao lado do Hospital Municipal. O custo é de R$ 45,00 para felinos, R$ 60,00 para caninos e R$ 70,00 para caninos de grande porte. São 100 vagas, sendo 40 para gatos e 60 para cães.

“A procura tem sido baixa, mas a gente insiste para que os donos de cães e gatos tragam seus animais para serem castrados e assim evitem crias indesejadas”, comentou Leitinho. Segundo ele, muitas vezes acontece das pessoas não se preocuparem, nem tomarem os devidos cuidados e quando os filhotes nascem querem jogar a responsabilidade para o município, para o Canil ou para a Associação.

Histórico – Esse trabalho em massa começou em março de 2008. Até o final do ano foram realizadas sete campanhas, sendo quatro pela AAANO e três pela Vigilância Sanitária, que resultou em mais de 700 animais castrados entre cães e gatos. Mesmo assim, o número de abandono é muito alto.

De acordo com Leitinho, o Canil da Associação está superlotado, tem capacidade de abrigar 150 animais e hoje está com quase 500, além de 10 Pitt Bulls, que ficam isolados, um em cada baia, pois o convívio com outras raças é muito difícil. Tem cadela com seus filhotes até no banheiro dos funcionários.

Leitinho disse ainda que a Vigilância Sanitária está aumentando a fiscalização e autuando os infratores, pois o abandono de animais é crime (Lei Federal 9.605/98 e Lei Estadual 12.916/2008). As penalidades vão desde prestação de serviço comunitário a pagamento de multa que atingem R$ 30 mil. No mês de fevereiro houve duas autuações no município e outros três casos estão sendo averiguados.

Na última reunião da entidade, os membros decidiram fazer uma ação conjunta com as Associações Protetoras e Vigilâncias Sanitárias das cidades vizinhas de Americana, Sumaré, Santa Bárbara e Monte Mor, pois têm informações que foram vistos carros com placas de outras cidades abandonando animais em Nova Odessa e assim também acontecem em outros municípios.

Feirinha – O vereador informou ainda que membros da Associação têm contribuído com a doação de filhotes com a realização de uma feirinha, aos sábados, ao lado do Pelusch Pet (Rua Aristeu Valente). “Melhor seria não ter filhotes para doar e sim que todos castrassem suas fêmeas. Trabalhamos com a feirinha para ajudar, pois no Canil não cabe mais”, analisou.

Para este serviço, os proprietários dos filhotes deixam os mesmos pela manhã e se não ocorrer à doação voltam para buscá-los à tarde. A Associação estuda a possibilidade de cobrar uma taxa simbólica para cada animal doado e desta forma as pessoas estariam contribuindo para a manutenção dos serviços. “As pessoas interessadas em ajudar a Associação também podem depositar qualquer quantia no banco Santander (C.C. 13000829-5 agência 0545)”, comentou Leitinho.

Publicado em: 28 de outubro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira