Saúde apresenta balanço em Audiência Pública

Equipe da Secretaria de Saúde de Nova Odessa esteve na tarde desta quarta-feira (28/10) na Câmara para realizar mais uma Audiência Pública.

Equipe da Secretaria de Saúde de Nova Odessa esteve na tarde desta quarta-feira (28/10) na Câmara para realizar mais uma Audiência Pública, referente ao 3º trimestre de 2009, em cumprimento a Lei Federal 8.689/93.

A explanação foi feita pela diretora de Saúde Sandra Mara Cria, que esteve acompanhada do secretário Heloíso Sérgio Molina Parra, da fisioterapeuta e coordenadora do Centro de Reabilitação Cristiane Mareschi Barbosa e do ouvidor Carlos Pissaia.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Câmara José Mário Moraes (PMDB). Também participaram os parlamentares Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho; Gervásio de Brito (PDT), Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will; Ângelo Roberto Réstio (PMDB), o Nenê Réstio e Vagner Barilon (PSDB). Os vereadores José Carlos Belizário (PSDB) e Adriano Lucas Alves (PSDB), foram representados por seus respectivos assessores Osmar Azol e Noêmia Pascoal.

Em cima dos dados apresentados, os vereadores fizeram vários questionamentos como em relação ao serviço de odontologia, principalmente sobre o atendimento no Jardim São Jorge, assim como o serviço da unidade móvel.  Molina explicou que todas as unidades têm serviço de odontologia e tem suprido a demanda.

Gervásio quis saber sobre a nova UBS (Unidade Básica de Saúde), a ser construída no Jardim Alvorada. "A qualquer momento iniciam as obras, a parte civil, a empresa já está contratada. Até sexta-feira temos que cadastrar a lista de equipamentos para aquela unidade”, explicou o secretário.

Já Will questionou a necessidade de mais uma unidade móvel, além das duas existentes para odontologia e ginecologia. O secretário descartou e comentou ainda o setor precisa de ambulâncias. Ele citou que tem conhecimento que alguns deputados têm buscado isso para o setor.

Molina explicou que a unidade móvel requer um motorista, um profissional da área, além de um auxiliar ou assistente. Para isso, precisam disponibilizar o profissional da rede para fazer o serviço na unidade móvel, pois no momento não tem como admitir mais ninguém. "O Orçamento está apertadíssimo, a Administração tem compromissos a serem honrados até o final do ano", frisou o secretário. Na opinião dele, uma unidade móvel avançada seria mais útil.

Outro assunto abordado pelo vereador Leitinho foi o agendamento de consultas. A Administração estuda a possibilidade de implantar a agenda aberta. Sobre as visitas também foi esclarecido que aumentaram de um para dois cartões de visitas, uma vez que a situação referente a gripe H1N1 está mais controlada e desta forma atendem aos pedidos dos munícipes.

Por último, Réstio questionou a situação do ex-coordenador de Saúde Adriano De Sordi, que foi denunciado, em 2007, por desvio de verbas pública. O secretário informou que o caso ainda está sendo investigado, mas que não foi concluído nada ainda.

“A Audiência é uma obrigação por lei, mas no meu ponto de vista o mais importante é esta troca de informações, a interação”, ressaltou Molina.

Publicado em: 28 de outubro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira