Vereadores aprovam PPA, com 19 emendas

Os vereadores aprovaram na sessão da última segunda-feira (26/10) o PPA (Plano Plurianual) para o período 2010 a 2013. Além do projeto de autoria do Executivo os parlamentares aprovaram ainda 19 emendas apresentadas pela bancada do PSDB (Adriano Lucas Alves, José Carlos Belizário e Vagner Barilon), que representa um remanejamento de R$ 8.850 milhões.

“Esta é a peça orçamentária mais importante e a Câmara só tem oportunidade de mexer uma vez por mandato. Era nossa única oportunidade. É realmente uma vitória para o município”, afirmou Barilon.

Assim que o documento foi apresentado na Câmara a bancada se reuniu para estudá-lo. Sentiram a necessidade de fazer alguns ajustes e para isso apresentaram as emendas. Eles sugeriram uma reunião com a presença dos demais vereadores, do prefeito Manoel Samartin (PDT) e do contador da Prefeitura, André Bertassi, para a apresentação das mesmas. As propostas foram todas acatadas, visando o bem-estar da população.

Os vereadores tucanos explicaram que não mexeram em recursos de salário, priorizaram a área de Saúde, Educação, e da Criança e Adolescente, através do setor Social. Também foram adiantados alguns programas como “Câmeras nas Escolas”.

De acordo com Barilon, a lógica utilizada para o remanejamento na peça orçamentária foi à evolução gradual da despesa, visando as áreas prioritárias. Os principais programas onde houve alterações foi: Aquisição de Imóveis/Desapropriação, que aumentou mais R$ 1.025 milhões; Educação com mais R$ 650 mil,  desmembrado em R$ 300 mil para ampliação e reforma e R$ 350 mil para a construção do Centro de Formação de Professores.

Na área de Serviços Urbanos foram vários tópicos: mais R$ 50, mil para a reforma de praças, bosques e jardins, as obras do velório municipal que foram antecipadas para 2012 e o desassoreamento do Ribeirão Quilombo, R$ 100 mil para 2010 e o mesmo valor para 2012.

Na parte de Urbanização de Vias e Estradas, foram garantidos mais R$ 250 mil para equipamentos e material permanente e mais R$ 700 mil para acessibilidade para pessoas com deficiência. No item Desporto Comunitário, para ampliação de praças, centros de lazer e esporte, mais R$ 200 mil.

Na parte de Social, três itens também tiveram garantia de maior verba. Merenda escolar mais R$ 800 mil, Construção do Centro Comunitário, mais R$ 300 mil, Orçamento da Criança e do Adolescente, mais R$ 200 mil.

“Outra grande conquista foi referente a novas obras”, comentou Barilon referindo-se a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) para a região do Marajoara, Mathilde Berzin e Parque Fabrício, com verba de R$ 770 mil; Centro de Controle de Zoonoses, mais R$ 440 mil; a construção do Centro de Formação dos Professores, de R$ 350 mil e a UBS na região do Triunfo, R$ 200 mil.

“Todas as emendas foram negociação da Casa com o Executivo. Foi um grande passo que a Câmara deu. Andamos em grupo e isso só foi possível graças ao voto de todos os vereadores”, afirmou o vereador Barilon.

Durante a discussão das emendas e do projeto vereadores do PDT elogiaram a atuação da bancada tucana. “Vocês revolucionaram, parabéns pelas emendas. Não atrapalharam em nada, e sim ajudaram”, comentou Cláudio José Schooder, o Leitinho.

Publicado em: 30 de outubro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira