Câmara comemora Dia da Bandeira, nesta quinta

A Câmara realiza um ato cívico, na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira. O evento será realizado em frente à Casa de Leis, na Avenida Carlos Botelho e terá início às 11h30.

A Câmara Municipal de Nova Odessa realiza um ato cívico, na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira. O evento será realizado em frente à Casa de Leis, na Avenida Carlos Botelho e terá início às 11h30. Foram convidados a participar do ato os vereadores, servidores, autoridades e munícipes.

Nesta data ocorrem comemorações cívicas, em todo o País, acompanhadas do Hino à Bandeira, que na oportunidade será cantado pelo Coral Vozes, da Câmara de Nova Odessa. O dia 19 de novembro foi à data de instituição da Bandeira Nacional, quatro dias após a Proclamação da República.

“A Câmara, como Poder Legislativo, não poderia deixar de realizar o hasteamento do maior símbolo nacional que é a Bandeira”, comentou o presidente José Mario Moraes (PMDB).

História - Projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e por Miguel Lemos, a Bandeira Nacional foi desenhada por Décio Vilares. Ele se inspirou na bandeira do Império, que havia, por sua vez, sido desenhada pelo pintor francês Jean Debret. A data foi escolhida em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto número 4, elaborado por Benjamin Constant, deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal.

As quatro cores da Bandeira Nacional representam as famílias reais de que descende Dom Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no País.

Ao meio-dia de 19 de novembro as bandeiras inservíveis (rasgadas, descoloridas, manchadas) devem ser incineradas em Cerimonial Peculiar, realizado em unidades militares.

O Hino à Bandeira surgiu de um pedido feito pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac para que compusesse um poema em homenagem à Bandeira, encarregando o professor Francisco Braga, da Escola Nacional de Música, de criar uma melodia apropriada à letra. Em 1906, o hino foi adotado pela prefeitura, passando, desde então, a ser cantado em todas as escolas do Rio. Aos poucos, sua execução estendeu-se às corporações militares e às demais unidades da Federação, transformando-se, extra-oficialmente, no Hino à Bandeira Nacional, conhecido de todos os brasileiros.

Publicado em: 16 de novembro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira