Vereadores estudantes realizam última sessão ordinária do ano

Com o Plenário da Câmara de Nova Odessa lotado pela presença de alunos da Escola Municipal Alzira Ferreira Delegá Delben, os vereadores estudantes, titulares e suplentes, reuniram-se nesta sexta-feira (27/11) para a última sessão desta legislatura.

Entre as 11 indicações apresentadas, o destaque ficou para o pedido de reforma em banheiros das escolas. Elaborada pelo vereador estudante Leonardo França, da Emefei Vereador Oswaldo Luís da Silva, a indicação teve a adesão de outras sete escolas que também apresentam problemas nos sanitários.

A discussão sobre reforma nos banheiros ganhou força com a questão levantada pela vereadora suplente Thamirez Donato dos Santos, da Escola Estadual Silvânia Aparecida Santos. “Mas a situação mais grave dos banheiros é com relação ao uso de cigarros e drogas no local”, apontou.

Após muitas explanações sobre o assunto, de diversos alunos, a presidente Thaís Palazzo Silva Campos, representante da Escola Estadual Dorti Zambelo Calil, sugeriu uma nova proposta, assinada por todos os vereadores estudantes presentes.

O documento pede acompanhamento psicológico e pedagógico a alunos dependentes químicos e suas famílias bem como maior policiamento nas proximidades escolares. “São duas alternativas para iniciarmos uma reação de combate às drogas nas escolas que aumenta a cada dia”, salientou a presidente.

Resultados

No fim da sessão, os alunos falaram sobre a experiência deste ano como vereadores estudantes de Nova Odessa. De acordo com a presidente Thaís, o destaque da atuação ficou por conta do trabalho de condução das sessões. “É uma grande honra estar à frente desta mesa e conduzir os trabalhos, com a responsabilidade de colocar os projetos em votação, conduzir as discussões e anunciar a aprovação deles”.

A 1ª secretária do programa, Paloma Cardoso Alves, da EE Dr. João Thienne, explicou que aprendeu a buscar seus direitos e compreender seus deveres. Para a 2ª secretária Marina Sales Galvão, do Colégio Biocêntrico, o importante não é formar futuros vereadores. “O projeto é importante porque constitui cidadãos conscientes”, definiu.

Thamirez falou sobre os benefícios alcançados pela unidade de ensino este ano. “Tivemos a instalação de lombadas e placas indicativas na rua da nossa escola e essa foi uma conquista nossa”, comemorou. Já o representante do Colégio Favo´s, Gustavo Scomparin de Lima, ressaltou a responsabilidade ser um porta-voz dos anseios da sua comunidade escolar.

Os vereadores estudantes da cidade irão se encontrar ainda mais uma vez este ano para um compromisso oficial. No próximo dia 11 de dezembro eles se reúnem na Câmara Municipal para a cerimônia de formatura. O evento é aberto ao público e acontece às 9 horas.

Publicado em: 27 de novembro de 2009

Publicado por: Renata