Leitinho defende a implantação de um Educandário

O vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), teve um requerimento aprovado onde pede informações ao chefe do Executivo sobre a implantação de um projeto sócio-educacional no município. Trata-se de um Educandário, projeto voltado à criança de 5 a 14 anos, implantado em local apropriado onde elas possam permanecer após, ou antes, o horário de aula.

O vereador, que visitou um Educandário em Guaimbê (SP), encaminhou uma sugestão de projeto ao prefeito Manoel Samartin (PDT). No programa consta que o espaço funcionaria das 7 horas às 17h30, dividido em dois períodos. No tempo em que a criança permanecer no local serão servidas duas refeições, café da manhã e almoço, ou almoço e lanche da tarde.

Prevê que sejam desenvolvidas atividades de acordo com a idade de cada participante, como a pintura, modelagem, dança, balé, teatro, artesanato, crochê, tricô, esportes, biblioteca, brinquedoteca e outras. As crianças passariam por um rodízio de atividades, com o objetivo de desenvolver diversas aptidões.

Tem ainda como proposta, o cultivo de uma horta, os participantes aprenderiam a plantar, a preparar a terra e colher os alimentos. Os produtos poderiam ser utilizados no Educandário ou levados para as casas das crianças.

O espaço também poderá ser utilizado, em determinado momento, para a realização de aulas de reforço escolar, para as crianças com dificuldade de aprendizagem em determinada matéria.

Como forma de incentivar a família e a criança a participar ativamente do projeto, as que mantivessem boa freqüência (sem falta) no Educandário receberiam uma cesta básica, como ajuda de custo, para auxiliar nas despesas da casa. De acordo com o projeto apresentado por Leitinho, a Administração também poderia oferecer transporte para as crianças que morarem mais longe do Educandário.

“Fui visitar o Educandário em Guaimbê e achei fantástico. Nova Odessa há muito tempo precisa de um projeto como este, não tem como não incentivar. Espero que a Administração possa estudar com carinho e viabilizar a sua implantação”, afirmou o vereador Leitinho.

Publicado em: 04 de dezembro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira