Barilon quer Wi-Fi grátis em espaços públicos da cidade

Proposta do presidente da Câmara seria um primeiro passo para Nova Odessa se tornar uma cidade digital

Sinal de Internet gratuito em prédios públicos como no hospital e maternidade municipal, nas escolas, na biblioteca ou nas Unidades Básicas de Saúde. Essa é a proposta que o vereador Vagner Barilon (PSDB), presidente da Câmara de Nova Odessa, está sugerindo ao prefeito Benjamim Vieira de Souza, o Bill (PSDB). Na sessão da última segunda-feira os vereadores aprovaram requerimento de Barilon que pede informações sobre o assunto.

O presidente da Câmara explica que, embora as ferramentas tecnológicas estejam cada vez mais acessíveis, ainda há pessoas que estão excluídas digitalmente. “A Internet oferece uma infinidade de informações e serviços e deveria estar ao alcance de todos. Hoje em dia a maioria dos smartphones existentes no mercado possui acesso a redes Wi-Fi (sem fio). Como os prédios públicos já dispõem de banda larga de maneira a assegurar parcialmente o seu funcionamento, entendo que seria possível disponibilizar o Wi-Fi às pessoas”, sugeriu Barilon.

Ele explicou que a medida poderia ser tomada para as pessoas que previamente cadastrarem seus aparelhos. “Esse cadastro seria uma forma de evitar alguma complicação ou acesso a conteúdo indevido ou inapropriado”, explicou o presidente da Câmara.

Barilon vai além e indica que o Wi-Fi nos espaços públicos seria um primeiro passo e que, com o objetivo de ampliar irrestritamente o acesso a Internet, tornando Nova Odessa uma cidade digital, ele sugere a instalação do que chama de “cyber quiosques” em pontos da cidade. “Estes quiosques poderiam ser criados em áreas de grande circulação de pessoas, seja na região central, seja em bairros mais afastados. Isso significaria um avanço extraordinário de benefício incalculável a população, pois garante o acesso a informação e opção de lazer às pessoas”, afirmou.

Barilon lembrou e parabenizou o prefeito Bill pela ação que já permite a qualquer pessoa que tenha um tablet, smartphone, notebook ou netbook a usufruir do sinal de Internet no Paço Municipal, onde o sinal já foi aberto. Ele questiona, por meio de requerimento, informações sobre a viabilidade de instalação de pontos de Wi-Fi livres nos prédios públicos municipais. Assinam o requerimento, além de Barilon, os vereadores Celso Gomes dos Reis Aprígio (PSDB) e José Pereira (PPS).

Publicado em: 24 de abril de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação