Barilon recebe visita e discute Parlamento Metropolitano

Lorival, de Valinhos, está percorrendo Câmaras para conseguir apoios

O presidente da Câmara de Nova Odessa, vereador Vagner Barilon (PSDB), recebeu em seu gabinete a visita do colega parlamentar Lorival Messias de Oliveira (PT), presidente do Legislativo de Valinhos. A reunião ocorreu na quinta-feira (25/4) e tratou principalmente sobre a retomada dos trabalhos do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), órgão composto por vereadores e presidentes de Câmaras das 19 cidades da região campineira.

“Queremos resgatar o trabalho do Parlamento Metropolitano, que é importante para discutir em conjunto assuntos importantes na região, relacionados à Saúde, Educação, Segurança e outras áreas”, ressalta Lorival. O vereador tem percorrido diversos Legislativos para angariar apoios em torno de uma nova chapa para a Diretoria do órgão, que ele idealiza ser pluripartidária. “Independente das questões de partido, temos que trabalhar em prol dos munícipes das nossas cidades e da região”, acrescenta.

Os vereadores discutiram a realização de uma reunião em meados do mês de maio na Câmara de Valinhos, com o intuito de retomar oficialmente as discussões para a indicação dos vereadores participantes do Parlamento e a eleição de nova Diretoria. O atual Protocolo Estatutário do Parlamento Metropolitano está em vigor desde julho de 2010, cuja intenção é fortalecer e aprofundar o processo de integração administrativa, econômica e social dos Municípios que compõem a RMC.

Trata-se de um espaço comum para refletir o pluralismo e as peculiaridades da região, por meio da cooperação interparlamentar. A última Presidência do órgão estava a cargo do vereador novaodessense professor Adriano Lucas Alves (PSDB), que se encontra licenciado e ocupando o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. A função no Executivo, aliás, o impede de continuar como parlamentar metropolitano. Além dos presidentes dos Poderes Legislativos locais, o órgão é formado por ¹/5 das Câmaras, com mandato de um ano e possibilidade de uma reeleição.

“Recebemos a visita do Lorival e apoiamos a iniciativa de retomar as atividades do Parlamento Metropolitano. É uma Câmara de ressonância dos problemas e das soluções conjuntas das cidades da RMC”, destaca Barilon. “Vamos auxiliar no que estiver ao nosso alcance para que o Parlamento continue seus trabalhos”, completa. “O Lorival nos procurou para compor essa nova Diretoria e estarei participando da transmissão do cargo”, explicou o professor Adriano.

Publicado em: 26 de abril de 2013