Barilon discute melhorias no Censo do IBGE

Presidente recebeu visita de dirigentes para tratar do assunto

Dirigentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da região realizaram uma visita ao gabinete do presidente da Câmara de Nova Odessa, vereador Vagner Barilon (PSDB). O objetivo é dar início aos trabalhos para a realização da contagem populacional em 2015, tendo em vista a mudança da jurisdição da cidade – de Sumaré para Americana. Barilon tem participado ativamente dos trabalhos do IBGE na cidade e sugere melhorias para a obtenção dos dados estatísticos.

Os representantes do Instituto que estiveram alguns dias atrás com Barilon foram: Milto Tavares da Silva, chefe da Agência do IBGE de Americana; Antonio Carlos Amaro da Silva, chefe da Agência do IBGE de Sumaré; e José Luiz Cardoso, supervisor de área. Até 2010 a Agência de Sumaré era responsável por Nova Odessa, mas a partir de agora a jurisdição é em Americana, incluindo ainda Santa Bárbara d’Oeste.

A próxima contagem populacional será em 2015 e no ano seguinte haverá o Censo Agropecuário (população rural e características). “Esse encontro que tivemos com o presidente da Câmara é para dar início à atualização dos mapas e da malha municipal, visando os trabalhos de 2015 e 2016”, explica Tavares.

O objetivo de Barilon é discutir a criação de novas regiões administrativas dentro do âmbito local, para que os dados estatísticos sejam bem detalhados. “É uma ferramenta muito importante no planejamento das políticas públicas da cidade”, ressalta. O vereador já havia participado da setorização no último censo, dividindo o Município em regiões administrativas para haver o mapeamento estatístico completo.

“Com essas regiões administrativas é possível, por exemplo, saber quantas crianças e idosos existem em um determinado bairro”, acrescenta o presidente da Câmara. Barilon também está analisando junto aos dirigentes do IBGE se as últimas alterações no mapa – trocas de territórios entre Nova Odessa e Sumaré – estão inseridas no IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo).

“Precisamos avaliar se é necessário atualizar o mapa do Município”, destaca o vereador. Barilon discute ainda o impacto habitacional futuro das mais de 800 unidades do bairro Terra Nova, de um condomínio residencial no Jardim Marajoara e dos 600 apartamentos populares anunciados recentemente pela Prefeitura. Dados do IBGE apontam que a população de Nova Odessa em de 2010 era de 51.242 habitantes, enquanto a estimativa de 2012 é 52.627 moradores.

Publicado em: 15 de maio de 2013