Barilon pede leitor de livros a deficientes visuais

Presidente da Câmara sugere dispositivo na Biblioteca Municipal

Em sintonia com o que há de mais moderno em termos tecnológicos, o presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), está propondo à Prefeitura a disponibilidade de e-books com aplicativo de leitura incorporada ao dispositivo, para uso de deficientes visuais, na Biblioteca Municipal. A ideia de Barilon é que os munícipes novaodessenses portadores de deficiência visual tenham acesso à leitura dos livros digitais através de aplicativos em aparelhos eletrônicos.

De acordo com o vereador, o avanço da tecnologia tem possibilitado a inclusão de muitas pessoas com deficiência, tanto na vida social quanto profissional. “A redução das barreiras e a multiplicação das opções disponíveis de lazer pode ser observada em muitos avanços tecnológicos e um dos exemplos mais interessantes diz respeito aos e-books”, detalha. Um dos dispositivos é o tablet iPad, da Apple, que com os recursos incorporados por meio do aplicativo chamado VoiceOver – um sintetizador de voz que lê frases escritas na tela e aciona comandos – facilita e dá acesso aos deficientes visuais às funcionalidades do aparelho.

Barilon teve conhecimento da última versão do aplicativo Kindle (um leitor de livros eletrônicos) para uso no iPad, que faz uso dos recursos do sintetizador de voz para a leitura de e-books. “Com a grande disponibilidade de inúmeros livros eletrônicos, esse aplicativo permite a leitura feita pelo próprio aparelho, sendo um mecanismo fantástico para dar acesso à informação e cultura às pessoas com algum tipo de deficiência visual”, ressalta o vereador. Atualmente são mais de 1,9 milhão de obras disponíveis eletronicamente.

Conforme argumenta o presidente da Câmara, o custo do aparelho não é tão elevado para o Poder Público, podendo armazenar mais de 1.000 obras literárias, a serem ‘baixadas’ e utilizadas gratuitamente. Fazem parte do acervo autores como Machado de Assis, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Ziraldo e Sun Tzu. “Por todos esses fatores positivos estamos solicitando a disponibilidade deste dispositivo, ou similares, na Biblioteca Municipal”, finaliza.

Publicado em: 21 de junho de 2013