Câmara aprova adequação de ADIs

Projeto é primeiro passo para creches funcionarem 12 horas

Os vereadores aprovaram projeto de lei de autoria do prefeito Benjamim Vieira de Souza, o Bill (PSDB), que traz adequações na função de ADI (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) para a implantação do funcionamento de 12 horas diárias das creches municipais. O projeto, que entrou na pauta em regime de urgência especial na sessão de segunda-feira (24), altera a carga horária e o padrão de vencimentos dos profissionais.

Conforme determina a propositura, os profissionais passam a ter carga de 32 horas, sendo 6 horas diárias, as quais totalizam 30 horas semanais de trabalho e duas de formação continuada. Além disso, serão aumentados os vencimentos dos servidores que laboram em jornada de 27 horas semanais. O chefe do Poder Executivo esclareceu que não haverá redução nos vencimentos, mantendo-se o padrão atual, dos que cumprem jornada de 38 horas, sendo 36 semanais trabalhadas e duas de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo).

Atualmente são 74 ADIs na Rede Municipal de Educação, todas passando a ganhar R$ 1.250 mensais. De acordo com o projeto aprovado na Câmara, a categoria terá “unificação da carga horária, ao estipulá-la em 6 horas diárias e 30 horas semanais, somadas a duas horas de formação continuada, possibilitando a prestação dos serviços ao longo de 12 horas sem qualquer interrupção, de segunda a sexta-feira, das 6 às 18 horas”.

Não haverá prejuízos aos servidores que trabalham atualmente por 27 horas semanais porque receberão valor proporcional ao equivalente por 6 horas diárias. O presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), enalteceu a importância do projeto para o Município. “O prefeito tem intenção de implementar a jornada de 12 horas em todas as creches municipais. Para isso precisa consolidar os horários das ADIs”, destaca. “É um passo muito importante na melhoria do trabalho das educadoras de creche”, acrescenta o vereador Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT).

Publicado em: 25 de junho de 2013