Assessores da Câmara terão de ter nível superior

Medida faz parte de um plano de adequação recomendada pelo Tribunal de Contas

Os assessores da Câmara de Vereadores de Nova Odessa terão de ter nível superior. A medida, aprovada durante a sessão da última quarta-feira (dia 10), foi proposta pela Mesa Diretora, presidida por Vagner Barilon (PSDB), e visa adequar o quadro de funcionários conforme apontamento feito pelo Tribunal de Contas. Há anos o Tribunal vem fazendo recomendações.

De acordo com o projeto aprovado, os cargos em comissão que antes exigiam 2º grau completo passam a ser preenchidos por profissionais que tenham ensino superior. A lei anterior é de dezembro do ano 2000.

Assim, assessores legislativos, de gabinete, chefe de serviços e diretor geral que precisavam ter segundo grau completo, passam a ser obrigados a ter nível superior. “É uma recomendação que o Tribunal de Contas vem fazendo há tempos e que amplia a qualidade técnica dos serviços. Para se ter noção, o cargo de assessor de cerimonial e comunicação, quando foi criado no passado, exigia apenas segundo grau completo. Agora exige formação superior em Comunicação Social”, exemplificou Barilon.

De acordo com o projeto aprovado, será permitido que os assessores com nível superior em curso sejam mantidos na função, desde que comprovem frequência apresentando atestado bimestralmente à Câmara. “A não comprovação da frequência implicará na imediata exoneração do servidor”, consta no projeto aprovado.

A qualificação dos cargos de livre provimento é uma exigência legal e a atual Mesa Diretora está cumprindo em rigor a lei, corrigindo equívocos cometidos no passado. Esse projeto é uma primeira fase de adequações em conformidade com recomendações do TCE.

Publicado em: 17 de julho de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação