Vereadores aprovam prorrogação do PRD

Contribuintes em dívida com a Prefeitura têm, agora, prazo até 30 de setembro

Os vereadores de Nova Odessa aprovaram hoje, em sessão extraordinária, projeto de lei de autoria do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), que prorroga até 30 de setembro o PRD (Programa de Regularização de Débitos). A aprovação foi unânime e o presidente Vagner Barilon (PSDB) foi elogiado por ser um dos autores do programa. O único vereador ausente da sessão foi Vladimir Antonio da Fonseca, o professor Bi (PPS). Apesar de ser sessão extraordinária, já que o recesso parlamentar termina hoje, não há pagamento extra aos vereadores.

A proposta de prorrogar o PRD partiu de Vagner Barilon, que fez o pedido ao prefeito Bill na última semana. Entre outros motivos, Barilon argumentou que a medida ajudaria os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “A primeira parcela do décimo-terceiro salário dos aposentados e pensionistas começa a ser paga entre agosto e setembro, por isso acho que estender o PRD pode beneficiá-los”, explicou Barilon.

Além disso, o presidente da Câmara observou que até ontem, 1.350 pessoas haviam aderido ao programa. “São 1.350 ações que a prefeitura deixa de ajuizar na Justiça. São 1.350 moradores que deixaram de correr o risco de perder suas casas. É uma ação social que beneficiou, até agora, 1.350 moradores”, reforçou Barilon. O resultado parcial é o incremento de R$ 3,5 milhões aos cofres públicos.

“O programa está dando oportunidade para as pessoas com dificuldades financeiras tirarem a corda do pescoço. A Prefeitura cobra o valor da dívida e a multa, só não os juros e honorários advocatícios, até porque não é banco para ter juros”, explicou Barilon.

Até mesmo a bancada de oposição, formada pelos vereadores Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT), e Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), destacou o benefício da proposta aos munícipes. Ambos também votaram a favor da prorrogação.

O vereador José Pereira parabenizou o prefeito Bill e Barilon pelo projeto e pediu mais publicidade ao programa. “As pessoas precisam saber que elas têm essa chance única de acertar suas contas. Esse programa é muito importante e a prefeitura precisa divulgar mais essa ação”, cobrou. Ele completou dizendo que muitos dos contribuintes “no vermelho” são idosos. “Essa gente nem dorme bem à noite por saber que têm dívida para pagar. Passam mal e acabam indo parar no hospital. Esse programa é, acima de tudo, humano com quem precisa”, afirmou.

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (PDT), afirmou ter testemunhado a grande quantidade de pessoas no saguão da prefeitura para negociar suas dívidas. “Muita gente está tendo a chance de acertar suas contas. Temos que parabenizar o prefeito Bill e o presidente Barilon pela ação”, finalizou.

O PRD foi aprovado em maio. É o maior e mais abrangente programa de regularização de débitos da história de Nova Odessa. Contribuintes em dívida com os cofres da Prefeitura têm isenção total de juros e honorários advocatícios e prazo até 60 meses para pagar. Além de ser um programa social, a anistia aquece os cofres municipais.

Publicado em: 31 de julho de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação