Vagner Barilon vai propor frente parlamentar em defesa da Apae

Proposta de mudança no Plano Nacional de Educação pode provocar o fechamento da entidade

Autoridades políticas de Brasília estão discutindo um projeto que pode acabar com as Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de todo o País. A proposta é alterar o texto do chamado Plano Nacional de Educação (PNE) e obrigar que toda criança com necessidade especial seja atendida na rede pública de ensino convencional. Diante da situação, a direção da Apae de Nova Odessa se reuniu com vereadores de Nova Odessa para pedir intervenção política em defesa da entidade. Uma frente parlamentar em defesa da entidade será proposta pelo presidente Vagner Barilon (PSDB).

A presidente da Apae Nova Odessa, Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, a “Chiquita”, e a diretora Maria Tereza Casazza, a “Tereca”, foram recebidas na terça-feira pelos vereadores Vagner Barilon, Carla Furini de Lucena e Avelino Xavier Alves, o Poneis, todos do PSDB. O encontro ocorreu no gabinete de Barilon.

“Chiquita” e “Tereca” explicaram a eventual mudança no PNE obrigaria todas as crianças a frequentarem a rede pública convencional até 2018 sob o argumento da inclusão, o que provocaria o fim da entidade. A preocupação principal é devido à falta de preparação e profissionais especializadas para acolher essas crianças na escola convencional.

Os vereadores estudam qual a melhor maneira contribuir. Eles ressaltaram a importância e a seriedade do trabalho desenvolvido na Apae. “A rede pública de ensino em todo o País tem grande dificuldade de atender os alunos e não vejo que esteja preparada para atender aqueles que têm necessidades especiais”, disse Barilon.

O presidente da Câmara lembrou que a Apae de Nova Odessa está prestes a completar 33 anos (comemora no dia 24 de agosto) e que tem estrutura invejável e profissionais preparados, como fonoaudiólogo e psicólogos, para melhor atender as crianças.

Para finalizar, Barilon disse que se preciso for, entrará em contato com os 70 deputados federais de São Paulo e com os três senadores da República pelo Estado para pedir a intervenção deles em favor das Apaes de todo o País. “Na segunda-feira farei uma reunião com todos os vereadores e vou propor a criação de uma frente parlamentar para atuar em defesa da manutenção da Apae”, completou.

Publicado em: 16 de agosto de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação