Barilon pede o fim da taxa de água e esgoto dos terrenos

Vereador explica que proprietários de lotes na cidade pagam pelo serviço, mesmo que não usem

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), saiu mais uma vez em defesa do fim da cobrança da tarifa de água e esgoto que a Coden (Companhia de Desenvolvimento) cobra dos proprietários de terrenos na cidade. Barilon teve aprovado requerimento solicitando informações ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza sobre a possibilidade de a taxa ser extinta.

De acordo com o vereador, desde 2009 ele trata desse assunto na Câmara. Em 2010 ele voltou a tocar ao tema e na época foi informado que mais de 1,5 mil proprietários de lotes pagavam pelo serviço que não utilizavam. “A Coden passou por dificuldade financeira, mas teve suas contas regularizadas. A Companhia reverteu o prejuízo financeiro e hoje as contas estão no azul. Entendo que nesse processo de recuperação, a taxa foi importante, pois deu capacidade financeira para a Companhia. Foram feitos muitos investimentos em captação , troca de rede e em saneamento, como o esgoto do Campo Belo. Entendo que agora a Coden pode abrir mão dessa cobrança”, explicou Barilon.

Ele completou destacando que a cidade tinha muitos terrenos vazios, mas que agora muitos desses lotes receberam construção e o volume arrecadado diminuiu muito. “Com o avanço nas construções em terrenos antes desocupados, a receita da Coden tem aumentando enquanto que proporcionalmente a de terrenos desocupados tem diminuído. Isso, somado aos investimentos no controle de perda de água tratada, penso que passa a ser possível a extinção da cobrança”, completou Barilon.

O requerimento do presidente da Câmara foi aprovado por unanimidade, após receber elogios dos demais vereadores, e encaminhado para a Prefeitura.

Publicado em: 23 de agosto de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação