Barilon quer descarte apropriado de lâmpadas

Presidente sugere uso de máquina “papa-lâmpadas”

Uma forte preocupação do vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), é com o descarte adequado de lâmpadas fluorescentes, evitando a contaminação do meio ambiente com mercúrio ou pó fosfórico. Em 2012 Barilon conheceu o funcionamento de uma máquina “papa-lâmpadas” na cidade de Rio Claro e sugere a adoção de parceria semelhante para a reciclagem dos produtos que podem contaminar a natureza.

O vereador lembra que existe a Lei Municipal 2.312, de 2008, responsabilizando as empresas que fabricam, importam, distribuem ou comercializam produtos nocivos ao meio ambiente pela coleta e destinação adequada dos itens. Entretanto, na prática não há o recolhimento dos produtos. “Hoje as lâmpadas fluorescentes estão baratas e economizam energia elétrica, mas na hora de descartar tem um grande potencial de contaminação”, explica Barilon.

O presidente do Legislativo é procurado por munícipes quanto à destinação das lâmpadas queimadas que, se descartadas de qualquer modo, contaminam o meio ambiente. “Como não há programas de reciclagem de lâmpadas na cidade estamos mostrando que há uma solução viável para dar o descarte correto aos produtos”, aponta. Patenteado pela empresa Naturalis Brasil, o equipamento tritura as lâmpadas e separa os materiais, para depois reaproveitá-los.

A máquina processa todo tipo de lâmpada, separando os resíduos em pó de fósforo (que retorna aos fabricantes de lâmpadas, podendo ser reutilizado até três vezes), mercúrio (destinado a laboratórios de faculdades e outros fins) ou o vidro, que é aproveitado pelas indústrias de revestimentos cerâmicos. Barilon acredita ser de extrema importância a parceria para o uso do equipamento. “Queremos que em Nova Odessa também haja o descarte ambientalmente correto das lâmpadas”, completa.

Publicado em: 28 de agosto de 2013