Sessões terão intérprete de Libras

Profissional na Língua Brasileira de Sinais estará na Câmara

Deficientes auditivos poderão acompanhar, de modo inédito e pleno, as sessões da Câmara de Nova Odessa nos dias 23 e 30 de setembro. A pedido do Legislativo, uma pedagoga habilitada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) estará voluntariamente interpretando o trabalho dos vereadores nas duas ocasiões. A APADANO (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) intermediou a vinda da profissional.

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (PDT) requereu à Mesa Diretora da Câmara a disponibilização de um intérprete de Libras durante as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes. O presidente da Casa de Leis, Vagner Barilon (PSDB), solicitou à APADANO a vinda de uma pessoa, de forma voluntária. Será feito um teste, tendo em vista a possibilidade futura de contratação do serviço de modo permanente para as sessões.

A voluntária é a pedagoga Priscila Paula da Silva Pereira, habilitada pelo Ministério da Educação (PROLOBAS) e Feneis, com experiência profissional em diversos estabelecimentos de ensino da região. Segundo dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Nova Odessa possui 238 deficientes auditivos.

De acordo com o vereador Tiãozinho, a adoção da medida permite a efetiva inclusão dessa parcela da população, podendo comparecer às sessões e compreender o trabalho dos vereadores. “É um grande passo para a inclusão dos deficientes auditivos da cidade”, destaca. O parlamentar está convidando os interessados a comparecerem às duas sessões experimentais.

Na região, uma das poucas Câmaras a contratar profissionais para garantir o atendimento dos surdos é a de Campinas. A ideia é permitir uma maior coexistência dos deficientes auditivos com a vida pública. “Assim podem conviver também com os ouvintes e não apenas entre eles, além de acompanhar o que é discutido na política”, completa Tiãozinho. O Legislativo de Nova Odessa tem desde 2006 um telefone para surdos, que fica na recepção.

Publicado em: 13 de setembro de 2013