Balanço aponta mais de 283,9 mil atendimentos na saúde esse ano

Consultas médicas no PS e no ambulatório somam 106,1 mil; só nas UBS foram 86,7 mil atendimentos

A Câmara sediou na manhã de hoje a audiência pública da área da Saúde referente ao segundo quadrimestre do ano. De todos os dados apresentados pelos responsáveis pela Secretaria Municipal de Saúde, a elevação de atendimentos de um quadrimestre para o outro foi o que mais chamou a atenção. A explicação pode estar no fato de ter sido inverno, época propensa para elevação do índice de doenças respiratórios e ataques do coração.

No acumulado do ano já são 283.975 procedimentos, somando as consultas médicas e os atendimentos no ambulatório e no Pronto Socorro e ainda nas cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde). É como se cada morador da cidade tivesse sido atendido pela rede municipal pelo menos cinco vezes neste ano.

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Rosa Maria dos Reis Sacilotto, das cinco UBSs, apenas uma registrou queda no índice de atendimento no segundo quadrimestre em relação ao primeiro período de 2013. A Unidade de Saúde IV fez 958 atendimentos entre os meses de maio, junho, julho e agosto, ao passo que nos primeiros quatro meses do ano foram 1.320. Segundo Rosa, a queda foi decorrente de férias de profissionais. “A maioria deles estava com a segunda férias para vencer”, observou a secretária.

Já a Unidade Básica de Saúde V foi a que registrou o maior aumento de atendimentos. Dos 10.982 que haviam sido registrados no primeiro quadrimestre subiu para 16.583 nos quatro meses seguintes.

As Unidades Básicas de Saúde prestam atendimento de clínico geral, ginecologia, pediatria e enfermagem em geral.

As consultas no Ambulatório de Especialidades somaram 17.590 no quadrimestre e no Pronto Socorro mais de 36,5 mil. “É importante que as pessoas procurem mais as Unidades Básicas de Saúde. Isso reduz o atendimento no Pronto Socorro e agiliza a atenção às prioridades. Percebemos que muitos dos atendimentos feitos no Pronto Socorro não são urgência ou emergência. São casos que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas”, explicou Rosa.

Um exemplo disso é que, apesar do aumento da procura nas Unidades Básica, houve também elevação no Pronto Socorro. Das mais de 34 mil consultas feitas nos primeiros quatro meses no PS, o número subiu para 36,5 mil no quadrimestre seguinte. O total de consultas, só neste ano, no Pronto Socorro, já passa de 70 mil.

A audiência de metas fiscais é uma obrigação legal. A secretária Rosa Maria esteve acompanhada de diretores de setores diversos. Acompanharam ainda os trabalhos os vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), Celso Gomes dos Reis Aprígio, o Celso Concrenova (PSDB), Vladimir Antônio da Fonseca, o professor Bi (PPS) e o presidente Vagner Barilon (PSDB).

Publicado em: 26 de setembro de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação