Barilon quer inclusão de cadeirantes em escolas

Presidente da Câmara defende transporte pela EMTU

Garantir o transporte dos alunos cadeirantes e com mobilidade reduzida que frequentam as escolas estaduais de Nova Odessa é o que busca o presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB). O vereador pretende incluir os estudantes no programa “Ligado”, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano). Recentemente Barilon teve aprovado requerimento solicitando informações da Diretoria Regional de Ensino, de Americana, sobre a quantidade de alunos cadeirantes matriculados nas escolas estaduais novaodessenses.

O SEC – Serviço Especial Conveniado – Ligado possibilita transporte diferenciado e gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida severa para deslocamento expresso do tipo “porta a porta”. Atualmente, este serviço é realizado por meio de convênio firmado desde 2009 entre a EMTU/SP  e a Secretaria de Estado da Educação (SEE). Na região, o serviço já opera nos municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré e Paulínia.

O intuito é oferecer transporte acessível, seguro e eficiente a um público que não consegue utilizar o sistema regular, ainda que os veículos sejam adaptados. O serviço é realizado por vans e micro-ônibus adaptados ou não, e pode ser implantado por meio de convênio entre a EMTU/SP e órgãos municipais, estaduais, federais e outras instituições. Desse modo, a ideia de Barilon é que os alunos de escolas estaduais possam ser incluídos.

“O ‘Ligado’ abre caminho para que essas pessoas e suas famílias melhorem a qualidade de vida e exerçam sua cidadania. Quem convive com pessoas com deficiência sabe bem que as dificuldades vão desde as complicações médicas até os mínimos detalhes do cotidiano”, detalha Barilon. “Além disso”, acrescenta o presidente, “o atendimento atinge, na maior parte, famílias de baixa renda. Ou seja, o “Ligado” é muitas vezes a garantia de que esses jovens terão acesso à Educação ou a outras ações do Governo”.

Desde o ano passado Barilon busca trazer o transporte da EMTU. “Entrei em contato com o deputado estadual Cauê Macris (PSDB), que está nessa luta junto para conseguir o “Ligado” para Nova Odessa“, reforça. O presidente da Câmara precisa da informação oficial de quantos são os alunos cadeirantes de escolas estaduais para o deputado interceder oficialmente junto à EMTU e o serviço operar no Município.

Publicado em: 09 de outubro de 2013