Barilon vai à Secretaria de Educação para conhecer novo acervo das escolas

Atualização e modernização das bibliotecas e salas de leitura geraram investimento de R$ 660 mil para 4,7 mil estudantes

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), visitou na manhã de hoje a secretária municipal de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, e o diretor de programas e projetos educacionais, Achille Nicola Fosco. Barilon foi conhecer os livros que a Secretaria adquiriu recentemente para atualizar as bibliotecas e salas de leituras das 21 escolas públicas municipais. Foram investidos R$ 660,2 mil na compra de 31.701 livros, uma média de R$ 139 por ano para cada um dos 4.723 alunos da rede municipal. O investimento é equivalente a R$ 11,60 por mês para cada estudante. A meta é nos próximos anos aumentar o investimento no incentivo à leitura das crianças.

Barilon destacou a importância de se investir no incentivo à leitura e contou que desde que é vereador, há praticamente cinco anos, não teve informações sobre um investimento tão importante como esse visando a educação dos estudantes de Nova Odessa. “Quando assumiu a Secretaria Municipal de Educação, a professora Claudicir constatou a necessidade de equipar as bibliotecas e salas de leituras das nossas escolas. Foi feito todo um levantamento de títulos necessários e adequados à educação e formação das nossas crianças e agora esse investimento foi concluído”, explicou.

O presidente da Câmara disse que é bom saber que o governo municipal está dando a devida atenção aos estudantes. “Estão investindo no que deve ser investido, não somente dando a devida manutenção na cidade, mas sobretudo, aplicando os recursos na qualidade de ensino, na formação das nossas crianças, ajudando de forma eficiente na educação dos estudantes”, afirmou.

Claudicir explicou que dos mais de 31 mil livros, que totalizam 423 títulos, são três os aspectos pedagógicos atingidos. Primeiro um acervo permanente, de pesquisa para professores e alunos, que ficará à disposição nas bibliotecas e salas de leitura. Segundo o acervo de projetos especiais, como educação para o trânsito, combate a dengue, ao bullying, à preservação da água, feiras literárias, na qual os alunos receberão os livros no mês que vem, em evento na praça central, entre tantos outros assuntos discutidos em sala de aula. E por último os livros chamados consumíveis, aqueles que os alunos trabalham no dia a dia da escola e que ao fim do ano letivo levam para casa.

“Todos os temas foram minuciosamente estudados para atender as recomendações propostas pelo Ministério da Educação. Nossas bibliotecas e salas de leitura estavam defasadas, com livros desgastados e com acervo pequeno, incompatível com as recomendações pedagógicas indicadas, tanto para professores quanto para alunos”, explicou ela.

O diretor de programas e projetos educacionais, Achille Nicola Fosco, destacou que muitos livros ainda vêm com CDs, DVDs e jogos recreativos, além de todos já estarem atualizados à nova ortografia.

Publicado em: 13 de novembro de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação