Barilon reduz orçamento e economizará R$ 1,5 milhão em 2014

Presidente corta gastos, mesmo prevendo reforma e elevador

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), reduziu o orçamento do Legislativo para o ano de 2014. O corte de gastos vai gerar economia de R$ 1,5 milhão aos cofres da Prefeitura. Ainda assim, a reforma completa do prédio da Câmara e a instalação de um elevador para garantir acessibilidade no imóvel estão nos planos para o próximo ano. A redução no orçamento foi determinante para a economia. Se Barilon seguisse a planilha orçamentária da Câmara que vem sendo aplicada nos últimos anos, o orçamento para 2014 seria de mais de R$ 6 milhões. Contudo, a dotação é de R$ 4,5 milhões.

Ele explicou que a decisão de reduzir gastos visa garantir recursos para que o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza tenha um “fôlego” nas contas para poder aplicar em benefícios aos moradores. “A gente sabe das dificuldades enfrentadas pelo prefeito, das dificuldades financeiras e do comprometimento dos investimentos por conta de precatórios herdados. Apertar o cinto é uma medida saudável. Nosso desafio é administrar bem e com poucos recursos”, observou Barilon. Ele afirmou, contudo, que os cortes de gastos não vão prejudicar os trabalhos dos vereadores.

“Primeiro fizemos uma reforma administrativa. Só com pessoal civil nossa redução de gastos será de quase R$ 350 mil, considerando salários e obrigações patronais”, lembrou ele. Outros cortes significantes no orçamento da Câmara para 2014 estão em obras, que sofreu redução de R$ 340 mil e equipamentos, com queda de R$ 250 mil. Somados, os cortes representam mais de R$ 1 milhão. “Se a planilha de gastos fosse mantida, como nos últimos anos, nosso orçamento para 2014 seria de R$ 6 milhões. Com essas ações, reduzimos para R$ 4,5 milhões”, reforçou o presidente.

A previsão orçamentária foi aprovada no PPA (Plano Plurianual). De acordo com a Emenda Constitucional número 19, em municípios com mais de 50 mil habitantes, as Câmaras têm direito a 7% da Receita Corrente Líquida de dois exercícios anteriores. Ou seja, como Nova Odessa teve Receita Corrente Liquida de R$ 117,2 milhões em 2012, a dotação a Câmara para 2014 poderia ser de R$ 8,2 milhões, restando saldo para o Executivo de consideráveis R$ 3,7 milhões.

“É nossa obrigação gerir com cautela e parcimônia o dinheiro público. Além disso, vejo como uma importante ajuda para que o prefeito Bill possa tornar reais suas propostas de bem atender o morador de Nova Odessa”, completou Barilon.

Publicado em: 23 de dezembro de 2013