Cauê, Bill e Barilon oficializam Projeto Ligado em Nova Odessa

Trabalho iniciado em 2012 por Barilon vai beneficiar estudantes com deficiência física ou mobilidade reduzida

O deputado estadual Cauê Macris, o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, e o presidente da Câmara, Vagner Barilon, todos do PSDB, oficializaram na manhã de segunda-feira (3) o Projeto Ligado na cidade. As autoridades estiveram na escola estadual Dr. João Thienne para conhecer Bruna Estevam Malaquias, aluna da 2ª série e uma das estudantes beneficiadas. Trabalhando desde 2012 para oferecer esse benefício, Barilon comemorou a conquista.

O Projeto Ligado é do Governo do Estado que, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), oferece serviço de transporte expresso, do tipo “porta a porta”, para estudantes da rede estadual com deficiência ou mobilidade reduzida.

Barilon se mostrou muito contente com o resultado que vai beneficiar, de imediato, seis estudantes da cidade. Ele disse que por dificuldade de transporte ninguém mais vai ficar sem estudar em Nova Odessa. “O Ligado’ abre caminho para que essas pessoas e suas famílias melhorem a qualidade de vida e exerçam sua cidadania. Quem conhecer alguma pessoa com deficiência que não vai para a escola por dificuldade de locomoção, pode avisar que agora isso não é mais problema”, disse Barilon. Ele destacou a atuação dos deputados Vanderlei e Cauê Macris e do prefeito Bill.

Bruna disse que o Projeto Ligado melhorou muito sua qualidade de vida. Agora, ela não enfrenta mais dificuldade para ir e voltar das aulas. A van que faz o transporte é adaptada e conta com um elevador, que facilita o acesso de cadeirantes.

Só em Nova Odessa estão sendo atendidos seis estudantes, na região são 216 que já estão usufruindo do serviço.

Em nota, o deputado federal Vanderlei Macris disse que o entendimento entre a Secretaria de Educação e a EMTU foi fundamental para o processo. “Tínhamos uma demanda expressiva de alunos com necessidades especiais na região e levamos esta discussão para EMTU”, disse Vanderlei Macris.

As negociações para a implantação do projeto na região foram iniciadas por Barilon e recebeu amparo dos deputados. “Depois de levar esta demanda de alunos para EMTU foi necessário estabelecer a quantidade de vans, a formação dos condutores e o tempo de operação. Foram várias negociações, mas agora o projeto está em funcionamento beneficiando as crianças e adolescentes com necessidades especiais, que não podem ficar fora da escola”, disse Cauê.

O prefeito Bill visitou salas de aula e destacou à garotada a importância da educação. “Temos que agradecer ao governador Geraldo Alckmin, aos deputados Vanderlei e Cauê e ao vereador Vagner Barilon essa importante conquista”, disse Bill.

O Ligado é gratuito e até o final desse semestre vai atender pelo menos 216 crianças e adolescentes de Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Paulínia.

Publicado em: 05 de fevereiro de 2014