Barilon defende trabalho preventivo de saúde a idosos

Presidente solicita médicos para a Vila da Melhor Idade

O vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), tem acompanhado desde o período de implantação os moradores da Vila da Melhor Idade, criada com objetivo de dar condições dignas de moradia a idosos em condição social vulnerável. Agora o parlamentar está solicitando à Administração Municipal o atendimento domiciliar aos moradores da popularmente chamada de “Vila dos Idosos”, objetivando o trabalho preventivo de saúde.

Barilon ressalta que se trata de um importante programa que atende com moradia vitalícia aos idosos novaodessenses selecionados pelo programa e que não conseguiram realizar o sonho de ter sua casa própria. De acordo com o vereador, são frequentes os relatos de casos de moradores que possuem dificuldades de locomoção.

“Com maior frequência ainda há moradores com problemas de pressão, diabetes, colesterol e outras tantas doenças que acometem a maioria dos Idosos, mas que, se devidamente controlada, permite um envelhecimento sem complicações e os desconfortos que as mesmas trazem a seus portadores”, pondera. Segundo ele, são munícipes que necessitam de acompanhamento médico constante em razão de doenças crônicas e próprias da idade.

Barilon frisa que o Município recebeu dois novos profissionais oriundos do programa “Mais Médicos”, motivo pelo qual requer a possibilidade de implantação do atendimento domiciliar aos moradores da localidade, a ser realizado pelos médicos cubanos. O vereador reforça que o programa tem como finalidade garantir o acesso à saúde para a população que resida em áreas de difícil ingresso, de difícil provimento de médicos ou em situação de maior vulnerabilidade, hipótese na qual se encontram os moradores da Vila dos Idosos. “O trabalho de acompanhamento e prevenção de doenças com os moradores é fundamental”, completa.

Publicado em: 28 de abril de 2014