Vagner Barilon propõe músicos da banda no projeto Guri

Ideia é que estudantes tenham aula de músicas por integrantes da premiada banda local

O vereador e presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), está sugerindo que músicos bolsistas da banda municipal Professor Gunars Tiss sejam contratados para dar aulas às crianças atendidas pelo Projeto Guri. De acordo com Barilon, sua sugestão unifica duas grandes riquezas culturais que Nova Odessa possui. Um requerimento nesse sentido foi aprovado por unanimidade na sessão dessa semana.

Segundo Barilon, é uma forma de membros da banda poderem propagar seus conhecimentos por Nova Odessa. “A banda é mantida pela prefeitura e tem músicos bolsistas de excelência. Nossa banda foi bicampeã nacional, nove vezes campeã estadual, e contribuiu, decisivamente, para Nova Odessa ter um traço cultural musical muito forte. Nesse sentido, defendo que estes músicos de excelência possam ser contratados pelo projeto Guri para ensinar nossos estudantes”, defendeu Barilon.

O presidente da Câmara observou que muitas pessoas tocam instrumentos musicais em Nova Odessa.  “É uma característica da cidade que foi desenvolvida graças ao trabalho feito pela banda e pelas igrejas da cidade, que são muito musicais. E temos ainda o projeto Guri, do governo do Estado, que leva música para as escolas”, contou.

Ele explicou que quem seleciona os músicos do projeto é uma Organização Não Governamental que administra o projeto Guri. “O intuito é trazer estes músicos de excelência para prestarem serviços ao projeto Guri. Quero saber se existe possibilidade de dar preferência para músicos da nossa banda”, observou Barilon, que concluiu: “a gente traz mais uma atividade para os músicos e ainda oferece músicos de excelência, premiados, às crianças”.

Músicos da banda municipal Professor Gunars Tiss já foram reconhecidos mundialmente e mais recentemente um trompetista se apresentou na Alemanha, sendo ovacionado pela plateia em suas apresentações.

Publicado em: 23 de maio de 2014