Vereadores estudantes tomam posse para a 16ª Legislatura

Este ano programa conta com 32 alunos de 11 escolas municipais, três estaduais e duas particulares

A Câmara de Nova Odessa realizou na manhã de hoje, sexta-feira, 29 de agosto, a sessão de posse dos Vereadores Estudantes da 16ª legislatura. No total são 16 titulares e 16 suplentes eleitos em 11 escolas municipais, três estaduais e duas particulares. A sessão de posse foi conduzida pelo presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB).

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e pela Câmara de Vereadores, o objetivo do Programa Vereador Estudante é despertar o senso crítico dos estudantes, delimitado por noções claras de seus direitos, mas também de seus deveres.

Dois representantes de cada unidade de ensino, totalizando 32 alunos, foram eleitos para trabalhar em favor da comunidade escolar, a exemplo do que ocorre com os vereadores eleitos pelo povo para atuar no Legislativo.

Os vereadores estudantes podem apresentar indicações relativas a todos os segmentos sociais do município, sendo proibida a apresentação de requerimentos, moções e projetos de lei.

Todas as indicações apresentadas nas sessões integrantes do projeto são encaminhadas para a administração municipal pelo presidente do Legislativo, seguindo os mesmos trâmites das proposituras dos parlamentares desta Casa de Leis.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza foi representado pelo diretor de Planejamento, Orestes Camargo Neves, que destacou a importância da atuação dos jovens na sociedade. “Se vocês não estão contentes com alguma coisa, só vocês mesmos é que podem mudar. Assim como se estiverem contentes, só vocês mesmos podem manter. Então a participação de todos vocês é muito importante para toda a comunidade”, disse aos estudantes.

Representando a Secretaria de Educação, a diretora de Normas Pedagógicas e responsável pela Educação Especial, Rosimar Paschoalim Antonio, explicou aos vereadores estudantes o papel deles e o quanto cada um é importante para a comunidade escolar. “Vocês foram eleitos para representar a escola de vocês e têm a responsabilidade de trazer para a Câmara discussões importantes, discutidas na escola, visando melhorar cada vez mais a escola e o bairro de vocês”, observou.

Vagner Barilon contou aos vereadores estudantes que na adolescência disputou eleições de grêmio estudantil. “Importante que vocês saibam que o trabalho começa agora, não durante a eleição que vocês venceram, mas agora que vocês tomaram posse e representam os interesses dos colegas da escola e das pessoas do bairro onde moram”, disse Barilon.

A próxima sessão dos Vereadores Estudantes será no dia 26 de setembro, às 8h30, quando será eleita a Mesa Diretora.

Publicado em: 29 de agosto de 2014