Acompanhe nossas redes sociais

Projeto que ‘planta’ água está em fase final

Vagner Barilon conta que Nova Odessa será pioneira em produção e segurança hídrica no País

O programa municipal de segurança hídrica, uma ação inédita no País e que possibilitará a Nova Odessa garantir água em quantidade e qualidade para as futuras gerações, está em fase final de elaboração. Há cinco anos empenhado nesse trabalho, o presidente da Câmara de Vereadores, Vagner Barilon, tem expectativa que o projeto final seja remetido para a Câmara ainda essa semana.  

Barilon explicou que em maio o plano foi apresentado para o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), que na ocasião deu sinal verde para começar a implantar o projeto. Essa semana Barilon participou de uma reunião que definiu o plano.
 
“Desde que participei, em 2009, do curso sobre preservação das nascentes no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, ministrado pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Rinaldo de Oliveira Calheiros, doutor em irrigação e drenagem e especialista em produção de água, tenho pesquisado o assunto. O Rinaldo é, senão o principal, um dos mais importantes e conhecedores pesquisadores em produção de água no País. Após muitas reuniões de trabalho, desenvolvemos um programa municipal de segurança hídrica que agora se tornará realidade em Nova Odessa”, disse Barilon.
 
O programa se baseia em três ações: autossuficiência na produção de água, sustentabilidade na produção de água e segurança com relação aos riscos de contaminação. “É preciso garantir água para todos, produzir água para todos. Após isso, é preciso manter essa produção sem que haja necessidade de captação externa. Por fim, é preciso segurança hídrica, um mapeamento de todos os pontos em que possa haver algum risco de contaminação”, explicou Barilon.
 
O programa consiste em recarregar os lençóis freáticos, preservar e recuperar as nascentes, propor capacitação técnica e eliminar os riscos de contaminação. “Estamos falando de um programa de cerca de dez anos de duração e que garantirá água de qualidade para as próximas gerações. É algo inédito no País”, completou Barilon.
 


Publicado em: 03 de setembro de 2014

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!