Acompanhe nossas redes sociais

Autoridades de Sumaré conhecem programa de produção de água

Vagner Barilon recebeu vereador e superintendente de Agricultura para explicar proposta que elaborou

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), recebeu ontem (09) em seu gabinete o vereador de Sumaré Warlei de Faria, o popular Fininho (PSDB), que estava acompanhado do superintendente de Agricultura daquela cidade, Valdir Belintani e do assessor Walter Lucas. Eles vieram conhecer o projeto de produção de água elaborado em parceria entre por Barilon e o pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Rinaldo de Oliveira Calheiros, doutor em irrigação e drenagem e especialista em produção de água.

A proposta elaborada para Nova Odessa é pioneira em produção e segurança hídrica no País. A medida, já apresentada e aprovada pelo prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, se baseia em três ações: autossuficiência na produção de água, sustentabilidade na produção de água e segurança com relação aos riscos de contaminação. 
 
“É preciso garantir água para todos, produzir água para todos. Após isso, é preciso manter essa produção sem que haja necessidade de captação externa. Por fim, é preciso segurança hídrica, um mapeamento de todos os pontos em que possa haver algum risco de contaminação”, explicou Barilon.
 
Calheiros é doutor em irrigação e drenagem e especialista em produção de água. Segundo ele, o programa desenvolvido para Nova Odessa é inédito no País e possibilitará que a cidade garanta água em quantidade e qualidade para as futuras gerações.
 
Fininho disse que a questão ambiental é assunto que merece ser tratado com cuidado e lembrou uma proposta em trâmite na Câmara de Sumaré, que aplica multa aos moradores que desperdiçarem água. “Tomamos conhecimento desse projeto que foi elaborado com a ajuda do Vagner Barilon e viemos conhecê-lo para verificar o que podemos aproveitar e implantar em Sumaré”, disse ele.
 
Belintani observou que a proximidade dos municípios proporciona problemas semelhantes. Tanto que o superintendente de Agricultura acabou conhecendo outras propostas de Nova Odessa, como a lei que aplica multa por despejo irregular de entulho e queimadas.


Publicado em: 10 de setembro de 2014

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!