Saúde realizou mais de 81 mil atendimentos em 4 meses

Nova Odessa, segundo estimativa do IBGE, têm 56.764 habitantes; número de mortes caiu

Levando em conta que a cidade tem estimativa de cerca de 56 mil habitantes, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Molina, apresentou que foram realizados 81.659 atendimentos entre as cinco unidades Básicas de Saúde, Ambulatório e Hospital Municipal em apenas quatro meses. Este e demais números foram apresentados na Audiência Pública da Secretaria Municipal Saúde, referente ao primeiro quadrimestre de 2016 (janeiro, fevereiro, março e abril), na tarde da última terça-feira, dia 31, na Câmara de Nova Odessa.

A queda no número de óbitos de 82 casos no 3º quadrimestre de 2015, para 72 no 1º quadrimestre de 2016 também chamou a atenção dos três vereados que acompanham os trabalhos: Carla Lucena (PSDB), Vagner Barilon (PSDB) e Sebastião Gomes dos Santos (PMDB), o Tiãozinho do Klavin. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo de Arruda Leme, também acompanhou a audiência pública.

“É uma pena que muitos dos que criticam, dos que falam mal por aí, não tenham participado desta audiência, acompanhando o tema e vendo números, dados oficias que mostram o quanto nossa saúde atende os moradores, tanto de Nova Odessa quanto de cidades vizinhas”, desabafou o vereador Tiãozinho do Klavin.

Na oportunidade os vereadores puderam questionar vários aspectos envolvendo a pasta e esclarecer dúvidas relacionadas aos dados apresentados pelo secretário. A despesa total com a Saúde neste primeiro quadrimestre foi de R$ 15,2 milhões.

Com 81.659 atendimentos em quatro meses, é o mesmo que se cada morador da cidade, de recém-nascido a idoso, tenha sido atendido uma vez e meia nos nossos serviços municipais de saúde.

“Nova Odessa é porta de entrada para pacientes de cidades vizinhas. Sabemos de casos recentes de pessoas que residem em outros municípios e buscam atendimento em nossa rede municipal com endereços fornecidos por familiares”, afirmou Molina.

Segundo o secretário, será necessária a implantação de uma fiscalização mais rigorosa, bem como visitas domiciliares para verificar se aquele paciente que está em tratamento, realmente mora no local.

“Já tivemos caso de pessoas de outra cidade fazer pré-natal em Nova Odessa e ser identificada por médico da rede que atende também em outra cidade e já conhecia a paciente. Este é um custo alto que sobrecarrega os nossos serviços, o que é de direito de quem mora e paga imposto em Nova Odessa. Na realidade, cada cidade tem que oferecer o serviço para seus munícipes”, ressaltou o secretário de Saúde.

Durante sua apresentação, o secretário de Saúde abordou vários tópicos relacionados aos atendimentos realizados por setor, por especialidade e também o Pronto Socorro. As pequenas cirurgias, internações, partos, serviços de odontologia e realização de exames. Assim como os serviços de ambulância, farmácia e vigilância. Falou ainda sobre os atendimentos e realização de exames fora do município.

Publicado em: 01 de junho de 2016