CEI da Saúde define novas atuações e acelera oitivas

A comissão se reuniu também com o novo secretário de Saúde

Reunidos na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, os membros da CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Saúde definiram novas atuações para ampliar as ações e ao mesmo tempo acelerar o processo das oitivas, que teve início nesta manhã na Câmara de Nova Odessa. Novas testemunhas foram oficiadas bem como os órgãos competentes para que a comissão possa ter acesso a documentos como prontuários, prescrição médica, boletim de ocorrência, entre outros.

Amanhã, quarta-feira, às 14 horas, serão ouvidos os familiares do Kaleb Henrique Garcia Silva Lopes. Estão confirmadas as presenças da avó, mãe e pai da criança, que serão ouvidos separadamente pela comissão.

“A comissão ganha um ritmo acelerado e é neste processo que temos que caminhar até o fim. A fase das oitivas teve início hoje, mas, tivemos a falta da família da Larissa, que informou ainda hoje que não podia estar presente por ainda estar muito abalada. Aproveitamos que estávamos reunidos e abrimos mais o leque das oitivas oficiando, além dos envolvidos diretamente outras pessoas que tiveram alguma aproximação com os casos. Acreditamos que até na sexta-feira, dia 2, devemos ouvir cerca de 20 pessoas”, explicou o presidente da comissão, o vereador Angelo Roberto Réstio.

Segundo o presidente, será dada uma segunda oportunidade para a família da Larissa de Oliveira Soares, dentro do prazo para a conclusão do relatório ficou, que precisa ser protocolado até o dia 12 de dezembro.

Após a reunião entre a comissão na Câmara, os membros foram recebidos pelo novo secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, que se colocou a total disposição para dar andamento ao processo da Câmara. “Já que existe uma sindicância aberta pela Secretaria de Saúde, o secretário inclusive se propôs a ser ouvido pela comissão para poder colaborar ainda mais com as informações que ele já possui, o que acontecerá nesta quinta-feira”, disse Nenê Réstio.

As oitivas seguem na quinta-feira, dia 1, quando serão ouvidos o Secretário de Saúde, Vanderlei Cocato e o vereador Claudio José Schooder, por ter sido um dos denunciantes. Já na sexta-feira, dia 2, serão ouvidos os médicos que atenderam estes pacientes, os médicos da Comissão de Ética, além dos diretores clínico e técnico do Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.

“Vale ressaltar que o Legislativo não é um órgão punitivo e sim investigativo. O documento que vamos elaborar com este processo será entregue como mais um documento importante de fiscalização que será entregue aos órgãos competentes, que neste caso estamos falando do Ministério Público e o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo)”, finalizou Nenê Réstio.

Entenda o caso
A CEI foi instaurada no dia 16 de novembro, através do ato nº 22/2016. A comissão tem como presidente o vereador Nenê Réstio, a vereadora Carla Furini de Lucena (PSDB) como relatora e o vereador Antonio Alves Teixeira (PT), o professor Antonio, como membro.

O objetivo da Comissão é apurar as razões que culminaram no falecimento de Larissa de Oliveira Soares, com 12 anos, em outubro de 2016; Kaleb Henrique Garcia Silva Lopes, recém-nascido, em abril de 2016; Lorenzo Henrique, recém-nascido, em junho de 2016 e; Kimily Victoria Bezerra, que não há mais informações sobre este caso.

Publicado em: 29 de novembro de 2016