Orçamento 2017: Vereadores aprovam a redação final

O projeto do Executivo estima receita e fixa despesa de 166,2 milhões

Os vereadores de Nova Odessa aprovaram por unanimidade, na sessão da última segunda-feira, dia 28, a redação final do projeto do Prefeito Municipal com o orçamento para o exercício de 2017. O projeto estima receita e fixa despesa da Prefeitura no valor de R$ 166,2 milhões. A previsão de despesa é de R$ 165,2 milhões e mais de R$ 1 milhão de reserva de contingência.

O projeto prevê uma redução de R$ 8,3 milhões em relação ao orçamento atual, que em porcentagem é pouco menos do que 5% nas receitas aplicáveis, levando em conta que os repasses estaduais devem cair 6% e, os federais, 40%.

As áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública receberão os maiores recursos do governo em 2017. Na Educação o aumento foi de 22% e serão aplicados R$ 57,1 milhões. Na Saúde, R$ 38,6 milhões representa um aumento de 19%. E na Segurança Pública, 8% de aumento, com pouco mais de R$ 7 milhões.

Na sequência, porém todos com redução vêm Urbanismo, com R$ 21,1 milhões; Administração, com R$ 16,8 milhões e; Assistência Social, com R$ 7,5 milhões. Para Esportes e Lazer, R$ 3,4 milhões; Cultura, R$ 2,1 milhões.

O projeto contou também com a inclusão de quatro emendas, sendo duas do vereador Vagner Barilon (PSDB), e outras duas do vereador Angelo Roberto Réstio (PMDB), o Nenê Réstio, que mexe na destinação das verbas para que a secretaria de Esportes termine as obras do Centro de Treinamento e Práticas Olímpicas e pista de atletismo, ao lado do Ginásio do Jardim Santa Rosa.

Houve redução também para a Câmara, e a previsão é de R$ 5,6 milhões de repasse. O orçamento atual é de R$ 6 milhões, e diante da crise e, por determinação do presidente Vladimir Antonio da Fonseca (DEM), o professor Bi, os valores foram enxugados.

Publicado em: 29 de novembro de 2016