Tiago Lobo sugere a implantação de lixeiras subterrâneas na cidade

Vereador cita a cidade de Paulínia como exemplo em seu requerimento

O vereador Tiago Lobo (PCdoB), conheceu o diferente sistema de coleta de lixo, com lixeiras subterrâneas, instalado em Paulínia, e através de um requerimento protocolado esta semana solicita ao Executivo a realização de estudos para que o sistema seja implantado na cidade. Para ele, o modelo melhora a questão ambiental na cidade e reduz os custos da coleta de lixo.

“Para quem não conhece pessoalmente, o vídeo sobre o projeto implantado em Paulínia pode vê-lo no youtube, pois foi exibido em detalhes pelo Jornal Hora Um, da Rede Globo. É um sistema que conta com lixeiras/container subterrâneas, com uma enorme capacidade de armazenamento, que são esvaziadas pelos caminhões duas vezes por semana, sem que fiquem as lixeiras lotadas nas calçadas, o que aumenta o risco de infestação de roedores, nem impactando o meio ambiente em tempos de chuva, quando as sacolinhas de lixo vão parar dentro dos bueiros, entupindo-os”, explicou o vereador.

Para Tiago, a implantação do sistema lixeira subterrânea na cidade visa melhorar a questão ambiental, a proteção do sistema de drenagem de água e condições urbanísticas da cidade mantendo-a limpa e reduzindo os custos da coleta de lixo.

Na matéria divulgada pelo jornal da Rede Globo, o projeto em Paulínia é destacado como inovador, já que conta com lixeiras subterrâneas instaladas a dois metros do nível da calçada, e divididas em lixo orgânico e reciclável que são separadas por cada container subterrâneo que possui a capacidade de armazenamento de 700 quilos de lixo para cada uma.
Com esse projeto a necessidade de retirada de lixo no local diminuiu para duas vezes por semana, reduzindo os custos com a coleta de lixo em determinados pontos da cidade.

Publicado em: 24 de janeiro de 2017