Audiência Pública: Saúde destaca números do 3º quadrimestre de 2016

Repasse pequeno, queda no número de reclamações e aumento de elogios chamaram a atenção dos vereadores

Na manhã desta quarta-feira, dia 25, a Câmara de Nova Odessa sediou a Audiência Pública da Secretaria Municipal Saúde, referente ao terceiro quadrimestre de 2016, ou seja, aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Na oportunidade, que durou mais de três horas, os vereadores puderam questionar vários aspectos envolvendo a pasta e esclarecer dúvidas relacionadas aos dados apresentados pelo secretário interino da Saúde, Vanderlei Cocato. A despesa total com a Saúde neste terceiro quadrimestre foi de R$ 15.487.860,30, enquanto o repasse fundo a fundo, de convênios Estadual e Federal, foi de R$1.904.119,34.

O secretário de Saúde abordou vários tópicos relacionados aos atendimentos realizados por setor, por especialidade e também o Pronto Socorro, que concentra os maiores números. Os destaques ficaram para a queda no número de reclamações e o aumento de elogios feitos na Ouvidoria do Hospital.

A queda no número de óbitos de 86 casos no 2º quadrimestre de 2016, para 75 no 3º quadrimestre de 2016 também chamou a atenção dos vereadores, que elogiaram o trabalho que vem sendo desenvolvido no HMNO (Hospital Municipal de Nova Odessa).

As pequenas cirurgias, internações, partos, serviços de odontologia e realização de exames também tiveram seus números relatados. Assim como os serviços de ambulância, farmácia e vigilância. Falou ainda sobre os atendimentos e realização de exames fora do município.

“É muito importante à realização das audiências públicas para que nós vereadores saibamos os números da Saúde, para que não sejamos levianos quando falarmos em falta de investimento na Saúde, quando vemos que a Prefeitura custeou quase 13 milhões, enquanto nos 15 milhões de custo trimestral da Saúde, os repasses Estadual e Federal foi de apenas 2 milhões. Sabemos que não é fácil, mas Nova Odessa está dando conta de seus pacientes e de até pacientes de outras cidades”, disse o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PMDB), que é presidente da Comissão Permanente de Saúde e Promoção Social da Câmara.

Além do secretário interino, fizeram parte da mesa o Dr. Eduardo Borges, diretor técnico do HMNO; André Roberto Barros, chefe da enfermagem; Glaucia Blumer Paulon, diretora de Atenção de Saúde Básica; Paula Mestriner, coordenadora da Vigilância Epidemiológica; Manoel Messias, diretor da Vigilância em Saúde; o assessor Marcos Santos e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo de Arruda Leme.

Ouvidoria
Os vereadores parabenizaram o secretário pelas melhorias visíveis nestes últimos meses, levando em conta que Cocato assumiu a secretaria no final de outubro de 2016, e ficaram surpresos com a queda de reclamações, e aumento de elogios neste mesmo período.

“Temos que ter consciência de que é na ouvidoria que as reclamações devem chegar. Não apenas nas redes sociais. Às vezes o barulho de uma reclamação feita no lugar errado não vai surtir o efeito desejado. Quando o usuário reclama na ouvidoria, podemos averiguar a veracidade e tomar as providências cabíveis o mais rápido possível. Simples assim. Nossa equipe toda está orientando os munícipes para que este canal seja bem utilizado”, comentou Cocato.

Tira dúvidas
Ao final da explanação dos números, os profissionais da Saúde, cada um na sua área de atuação, tiraram dúvidas dos vereadores seja na quantidade de profissionais que é necessário em cada UBS, no plantão do Hospital, sobre as ambulâncias, entre outras duvidas.

Encerrando os trabalho, o diretor técnico do HMNO, Dr Eduardo Borges, disse que que o trabalho no Hospital sempre foi de qualidade, e que com a chegada do Cocato na secretaria, não desmerecendo os antigos secretários, o dinamismo e a seriedade com que ele trabalha contagiou a todos.

“Não estou falando do lado técnico, que ele não é da área, mas da humildade com que ele chegou. Já nos primeiros dias de trabalho o Cocato reuniu todo mundo, ouviu cada um e só tomou decisões de acordo com o que realmente a Saúde de Nova Odessa precisava. Estamos no caminho certo”, finalizou Borges.

Publicado em: 25 de janeiro de 2017