Informatização e cartão com chip são as sugestões de Tiãozinho para a Saúde

Vereador teve seus requerimentos aprovados na última sessão

Na sessão da última segunda-feira, entre os requerimentos aprovados do vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PMDB), dois deles, sobre a Saúde tiveram destaque. A propositura 15/2017 trata-se sobre a informatização do sistema de controle de pastas, prontuários e exames laboratoriais no Hospital Municipal e nas UBSs (Unidade Básica de Saúde). E o nº 16/2017, sugere que seja criado um cartão, com chip, contendo todas as informações do paciente para uso na rede municipal.

“O cruzamento das informações é o que a Saúde precisa. Facilitará a elaboração de políticas na medida em que sistematiza diversas informações num único banco de dados. Com a informatização do sistema, contendo os dados dos prontuários, resultados de exames, etc, já é um grande começo”, explicou o vereador.

Segundo ele, tendo em vista o aumento do número de usuários dos serviços Saúde tem dificultado o sistema de cadastramento e dispensação de prontuários, bem como a juntada de exames complementares.

Cartão Saúde
O documento nº 16/2017 questiona a Prefeitura quanto à criação de um cartão, com chip, que contenha todas as informações do paciente para uso na Rede Municipal de Saúde. Segundo ele, a criação de um cartão–saúde permitirá à Administração personalizar o atendimento ao cidadão e reduzir gastos em exames desnecessários. Facilitará a elaboração de políticas públicas na medida em que sistematiza diversas informações num único banco de dados.

O cartão deverá conter informações sobre o paciente, como nome, idade, endereço residencial, além de seu histórico clínico, como consultas anteriores, medicamentos já prescritos, resultado de exames já realizados, e poderá ser utilizado em toda a rede ambulatorial.

Publicado em: 13 de fevereiro de 2017