Vereador quer faixa de trânsito ‘bolsões’ de proteção para motocicletas

Vagner Barilon pede que Diretoria de Trânsito estude a ideia

O vereador Vagner Barilon (PSDB), quer a implantação de bolsões de proteção para motocicletas nas vias públicas com semáforo na cidade. A solicitação sobre as informações para a implantação dos bolsões foi feita para o diretor de Trânsito, Júlio Franco Felipe, através de um requerimento do parlamentar já protocolado na casa.

“Tomei conhecimento de que Americana criou, nas vias públicas com semáforos, espaços livres como bolsões, para permanência momentânea de motocicletas durante a sinalização de farol vermelho como forma de conferir maior segurança e proteção aos seus usuários até a liberação do sinal verde. A medida é relativamente simples e aumenta a segurança no transito”, explicou Barilon.

Além da segurança e proteção ao motociclista, a proposta visa desenvolver consciência cívica voltada às necessidades públicas, já que aumenta a segurança do motorista dos carros por não ter os motociclistas parados entre veículos. “Também é notório que os veículos de maior potência sobressaem nas arrancadas à grande maioria das motocicletas causando tensões aos motociclistas e possibilitando acidentes”, justificou o vereador.

Além de Americana, há anos outras cidades do Estado também já tem Legislação nesse sentido, com sucesso em diversos municípios, tais como Araçatuba, Mauá, São Bernardo, São Vicente, São Caetano do Sul e São Paulo.

Publicado em: 16 de fevereiro de 2017