Carla Lucena conhece o Banco de Alimentos de Hortolândia

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura desde 2007

A presidente da Câmara de Nova Odessa, Carla Lucena (PSDB), esteve em Hortolândia esta semana para conhecer o Banco de Alimentos desenvolvido pela Prefeitura daquela cidade. O projeto, criado em 2017, é desenvolvido pela secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e garante que os alimentes cheguem às famílias de baixa renda, através de uma parceria com entidades socieoassistenciais.

“Já tinha ouvido falar sobre o programa e fui conhecer de perto. Achei fantástico. Em um único projeto você combate o desperdício de alimentos, incentiva a boa alimentação através do abastecimento alimentar de qualidade, qualifica do cidadão e de quebra aumenta até a renda das famílias. Gostaria muito de criar algo parecido em Nova Odessa, acredito que teremos muitos parceiros”, comentou Carla que acompanhada da Assistente Social Maria Santana, foi recebida pela diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.

O objetivo principal do Banco de Alimentos é combater o desperdício de alimentos e apoiar o abastecimento alimentar de qualidade. O programa conta com um espaço para o armazenamento, manipulação e distribuição dos alimentos, além de uma cozinha experimental onde são testadas receitas que serão repassadas para a população através de cursos e palestras às entidades socioassistenciais parceiras e também para as famílias beneficiadas com os alimentos.

Segundo a presidente, a parceria entre o Banco de Alimentos e as entidades socioassistenciais eu proporcionam o cadastramento e também operam como ponto de distribuição de alimentos. “Tudo é feito sob a orientação da equipe do Banco e são mais de 35 redes parceiras que abraçam esta causa além dos doadores, já que todos podem ajudar”, ressaltou.
O projeto conta também com o estímulo ao voluntariado através do Cidadão Voluntário, que além de sensibilizar e estimula as doações de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, fubá, leite em pó, óleo, café, extrato de tomate, entre outros.

Publicado em: 10 de março de 2017